Sergio Onofre aponta “distorções” em questionário e pede à justiça impugnação de pesquisa em Quixadá

Sergio Onofre aponta “distorções” em questionário e pede à justiça impugnação de pesquisa em Quixadá.

O candidato do Cidadania à prefeitura de Quixadá, o advogado Sergio Onofre, pediu à Justiça a impugnação de uma pesquisa eleitoral em andamento neste município.

Sergio aponta o que chama de “distorções” no questionário de perguntas que, segundo ele, “direciona o eleitor para
um determinado candidato.” “O objetivo da pesquisa é desvirtuar o eleitorado de Quixadá”, afirma o candidato em sua petição.

Ele aponta, por exemplo, que uma das perguntas privilegia dois candidatos, a saber, Ilário Marques (PT) e Ricardo Silveira (PSD). Reclama também de que outra pergunta dá destaque ao nome de Ilário e, assim, viola a necessária imparcialidade de uma pesquisa eleitoral.

“A forma que os formulários estão propostos, é um claro favorecimento a dois candidatos majoritários no município de Quixadá, nesta senda, a divulgação da pesquisa acarretará desequilíbrio no pleito eleitoral”, defende Sergio.

“É de estranhar-se a realização de pesquisa com apenas 400 entrevistados, em um universo de 55.981 eleitores, a amostragem não saíra com os dados próximos da realidade. Ora Exa., 1% dos eleitores é igual 559,81 eleitores, ou seja, a pesquisa contratada, tem participação de menos de 1% dos eleitores de Quixadá. Percebe-se que a amostragem da pesquisa será falha e sem conexões com a realidade”, afirma.

Onofre também questiona o fato de que a pesquisa não registra, como manda a legislação, “as informações dos bairros do município, o que prejudica a segurança jurídica da pesquisa.”

Outro ponto abordado no pedido de impugnação é a ausência de assinatura do estatístico com certificação digital, outro requisito legal para realização de pesquisas.

“A referida pesquisa encontra-se em desconformidade com os requisitos necessários para sua devida divulgação, sendo assim, não podendo ser devidamente divulgada”, defende Onofre.

A PESQUISA 

A pesquisa, registrada com o número n.º CE08987/2020, foi encomendada por Taynara Aparecida Ferreira da Silva Lima, com endereço no município de Boa Viagem, e custou R$ 21 mil, e teria sido paga com recursos próprios da contratante. O site Consulta Plus revela que a empresa de Taynara, denominada Sertão Notícias Publicidade E Eventos, foi fundada em 20 de maio de 2019, não possui capital social, não tem registro de qualquer funcionário e nem mesmo faturamento presumido.

O Instituto de Pesquisas Sociais, Políticas e Econômicas (Ipespe), contratado para realizar a pesquisa, tem sede em Recife e não há registro de atuação, em 2020, em qualquer outro município do Ceará, além de Quixadá.


Compartilha:

Veja Mais