Secretaria de saúde de Quixadá divulga nota sobre caso de meningite

 Secretaria de saúde de Quixadá divulga nota sobre caso de meningite

A secretaria de saúde de Quixadá divulgou, na tarde desta sexta-feira, 17, nota oficial sobre um caso de meningite na cidade. Nela, há informações técnicas sobre a situação, provenientes das equipes médicas que atenderam a paciente.

A nota explica os procedimentos realizados e reafirma que não há surto de meningite na cidade. Repudia, também, o aproveitamento político do caso que, infelizmente, resultou em óbito.

“Não houve omissão, negligência ou imperícia, dos médicos e de todos profissionais envolvidos neste caso, sempre embasados pelos laudos e condições clinicas do paciente. Tudo que esteve dentro do alcance técnico, da sensibilidade humana e da prudência profissional foi realizado por parte dos envolvidos”, diz a nota.

Confira a íntegra da nota: 

NOTA DE ESCLARECIMENTO

A Secretaria da Saúde de Quixadá vem a público fazer alguns esclarecimentos sobre o agravo MENINGITE.
Meningite é um processo inflamatório das meninges, membranas que envolvem o cérebro e a medula espinhal, que pode ser causada por agentes não infecciosos (exemplo: traumatismo) e por agentes infecciosos como vírus, fungos e bactérias, sendo a meningite meningocócica uma das formas mais graves.
O Ministério da saúde recomenda que a quimioprofilaxia (uso de medicação para prevenir casos secundários) seja adotada frente aos casos de meningite meningocócica e meningite por Haemophilus influenzae para contatos próximos que pela definição do Guia de Vigilância em Saúde são os moradores do mesmo domicílio, indivíduos que compartilham o mesmo dormitório em alojamentos, quartéis, entre outros, comunicantes de creches e escolas, e pessoas diretamente expostas às secreções do paciente (profissionais de saúde que realizam intubação e/ou aspiração do paciente ou outros contatantes que tenham tido relação intimas ou prolongadas com o paciente).
Com relação ao bloqueio vacinal, este está indicado nas situações em que haja a caracterização de um surto estabelecido de doença meningocócica, para o qual seja conhecido o sorogrupo responsável por meio de confirmação laboratorial.
Nesse inicio do ano 2020, o município de Quixadá registrou 01 (um) caso de Meningite Bacteriana, do subgrupo outras bactérias. Considerando a recomendação do Ministério da Saúde sobre a quimioprofilaxia (prevenção com medicação via oral ou intramuscular/endovenoso, ambas dose única) para esse tipo de Meningite, foi realizada para todos os contatos (profissionais da UPA e HRSC como para familiares e pessoas próximas).

Destacamos, sobre o caso este caso especifico, que:

• Não existe surto de meningite na cidade;
• A partir do agravamento do quadro da paciente citada, na quarta-feira, dia 15/01, ela referiu uma cefaleia intensa (dor de cabeça), segundo a mesma, “a pior sentida em sua vida”, e um episódio de febre, onde apresentou em seguida crise convulsiva e rebaixamento súbito do sensório. Vale salientar que antes mesmo do agravamento, a mesma já estava sendo monitorizada na sala vermelha da UPA, por médico plantonista e equipe de enfermagem;
• A família, do único caso de 2020, recebeu todas as informações necessárias sobre as possibilidades de diagnósticos a partir dos sintomas apresentados, entretanto, até então, o que havia tecnicamente era o laudo de tomografia do crânio, evidenciando hemorragia subaracnóidea (hemorragia cerebral/AVC hemorrágico – termo leigo) e sinais de edema cerebral difuso, com observação de sinusite maxilar e etmoidal;
• A possibilidade de meningite não foi descartada em nenhum momento, inclusive foi iniciado antibioticoterapia endovenosa especifica para tal patologia;
• A transferência para leito de UTI, foi prontamente solicitada, na central de regulação de leitos do Estado, a partir do momento da intubação e agravamento do quadro, ou seja, que justificasse clinicamente a transferência para leito de UTI;
• Permanentemente o quadro e agravamento da situação estava sendo atualizado na central de regulação de leitos, o qual nos respondia através de contato por telefone e registros da central que não haviam leitos disponíveis no momento, assim como, a atualização do quadro era informado para a família da paciente constantemente;
• A secretaria de saúde, direção clinica e geral da UPA não mediram esforços no sentido de conseguir uma vaga de UTI para a paciente. A partir desse esforço conjunto, e apoio do Estado, foi conseguido leito no Hospital Regional do Sertão Central – HRSC – UTI, no dia 17 de janeiro, às 12h. Destaca-se que mediante a situação da patologia em questão a paciente já se encontrava com sinais sugestivos de morte encefálica. O exame físico foi realizado na presença dos familiares, pelo diretor clinico da UPA, em duas ocasiões distintas, tendo também o médico plantonista do SAMU participado do primeiro exame.
• Por fim, não houve omissão, negligência ou imperícia, dos médicos e de todos profissionais envolvidos neste caso, sempre embasados pelos laudos e condições clinicas do paciente. Tudo que esteve dentro do alcance técnico, da sensibilidade humana e da prudência profissional foi realizado por parte dos envolvidos.

Portanto repudiamos as publicações maldosas, e sem base científica, os aproveitadores da medicina como meio político e toda má fé que só leva desinformação, prestando um desserviço a população quixadaense.
Reiteiramos que a UPA e todos seus profissionais salvam vidas cotidianamente, muitas, várias, e os mesmos merecem nosso respeito e reconhecimento.
O nosso compromisso e responsabilidade é com a saúde pública do nosso município e sempre estaremos pautados na ética e respeito ao cidadão quixadaense.
Nossa solidariedade à família, amigos e continuaremos firmes defendendo a vida.

Quixadá, 17 de janeiro de 2020.


Compartilha:

Veja Mais