SAÚDE OUTRA VEZ: 20 equipes do PSF começam a atuar na Sede e na Zona Rural de Quixadá

O município de Quixadá, no Sertão Central, tem um importante motivo para comemorar. Após anos com sua população sofrendo por causa da ausência ou da irregularidade dos atendimentos por parte das equipes do Programa de Saúde da Família (PSF), a prefeitura conseguiu retomar o serviço.

Na primeira semana de abril, 20 equipes já estarão atuando na Sede e nos Distritos, exceto Riacho Verde, onde o posto de saúde está em reforma. As equipes incluem médicos, profissionais de enfermagem, dentistas, agentes comunitários e outros.

Os bairros Centro, Campo Novo, Alto São Francisco, Campo Velho, São João e Combate serão atendidos pelos seguintes profissionais: Dra. Fátima, Dra. Viviane, Dra. Paula, Dr. Job, Dr. Assis, Dr. Marcelo, Dra. Ivete e Dr. Adriano.

Os Distritos Juatama, Juá, Califórnia, Dom Maurício, Tapuiará, Cipó dos Anjos, São João dos Queiroz, Jatobá e Custódio serão atendidos pelos seguintes profissionais: Dr. Marcelo Nobre, Dr. Lucas Soares, Dra. Marta, Dr. israel Nicolau, Dra. Ilana, Dra. Lenieska, Dr. Rodrigues Morais, Dra. Gabriela e Dra. Lenisa.

Cada equipe do programa é capacitada para conhecer a realidade das famílias pelas quais é responsável, por meio de cadastramento e diagnóstico de suas características sociais, demográficas e epidemiológicas. Ela pode identificar os principais problemas de saúde e situações de risco aos quais a população que atende está exposta e elaborar, com a participação da comunidade, um plano local para enfrentar as doenças.

Ilário Marques, durante reinauguração de posto de saúde no Distrito de Juá.

As equipes do PSF prestam assistência integral, respondendo de forma contínua e racionalizada às demandas, organizadas ou espontâneas, na Unidade de Saúde da Família, na comunidade, no domicílio e no acompanhamento ao atendimento nos serviços de referência ambulatorial ou hospitalar; além, é claro, de desenvolver ações educativas e intersetoriais para enfrentar os problemas de saúde identificados.

De acordo com o prefeito Ilário Marques, o sistema de saúde montado em suas gestões anteriores foi seguidamente desintegrado. “É uma de nossas prioridades recuperar o sistema de saúde municipal”, afirmou em seu discurso durante solenidade de reinauguração do Posto de Saúde de Juá, no início da Semana.

Confira também:

Ilário agradece Cabo Sabino por emenda para reforma de posto de saúde; ato solene expôs descaso da gestão anterior

 


Compartilha:

Veja Mais