Quixadá tem 470 alunos com necessidades especiais recebendo educação inclusiva nas escolas públicas

O município de Quixadá, no Sertão Central, tem feito um esforço especial na promoção da chamada educação inclusiva. O objetivo é dar a crianças com necessidades especiais a mesma oportunidade de educação que é oferecida às demais. Para alcançar essa finalidade, o trabalho não é pequeno.

São 470 alunos incluídos na rede municipal de ensino que recebem atendimento educacional especializado. Entre estes encontram-se crianças, adolescentes e até adultos com deficiências que vão desde limitações motoras simples à TEA, que é o autismo severo.

Quixadá tem 470 alunos com necessidades especiais recebendo educação inclusiva nas escolas públicas. (Foto meramente ilustrativa)

Em relação a este trabalho, Quixadá se diferencia de outros municípios num aspecto de enorme relevância. Ao passo que a maioria das prefeituras mantém apenas um profissional cuidador por unidade escolar, Quixadá mantém, por determinação do atual gestor, Ilário marques, um cuidador especializado PARA CADA CRIANÇA com necessidades especiais.

Isto significa um universo de 150 cuidadores para 150 crianças que recebem atendimento educacional especializado. Eles auxiliam estes alunos principalmente nos momentos de higiene, alimentação e locomoção.

Além dos cuidadores, o time de profissionais inclui também professores de braile, psicopedagogos, pedagogos, professores de educação física, professores e intérpretes de libras e assistentes sociais. O trabalho é coordenado por um instrumento criado pela prefeitura, o Centro de Formação, Monitoramento, Acompanhamento e Atendimento à Inclusão (Centro FORMAI). Vinculado à secretaria de educação, o órgão possibilita a realização de um trabalho harmonioso, que atende à demanda da educação inclusiva.

Os esforços realizados desde o ano de 2017 já surtiram efeito positivo. Segundo a professora Kuícia Aguiar, coordenadora do FORMAI, os pais de crianças com necessidades especiais já se sentem mais seguros em confiar seus filhos aos cuidados das escolas. Isto ficou demonstrado pelo aumento significativo no número de alunos matriculados e na diminuição das ausências em sala de aulas.

Para garantir o êxito no cuidado destas centenas de pessoas, Ilário Marques determinou uma parceria inovadora em Quixadá entre as secretarias de educação, saúde, desenvolvimento social, esportes e juventude. Todas elas possuem um núcleo que promove ações voltadas para a educação inclusiva. Estas secretarias também mantém parceria fundamental com a Associação de Pais e Amigos de Pessoas Especiais de Quixadá (Apapeq).

Antes de 2017, este trabalho havia entrado em colapso no município, o que fez com que centenas de pais e mães deixassem de matricular seus filhos nas escolas e creches, temendo que eles não recebessem os cuidados especiais que é obrigatório o poder público ofertar, como está fazendo agora.


Compartilha:

Veja Mais