Quixadá está vacinando idosos por bairro de residência, não exclusivamente pelo critério da idade, revela secretária

Quixadá está vacinando idosos por bairro de residência, não exclusivamente pelo critério da idade, revela secretária. (Foto: Edgar/Câmara Municipal)

A Câmara de Vereadores recebeu na manhã desta quinta-feira, 18, a secretária de saúde de Quixadá, Benedita Oliveira e técnicas da pasta, para obter esclarecimentos acerca do processo de aplicação de vacinas no município.

A participação da gestora deixou claro que Quixadá não está aplicando as doses da vacina contra a covid-19 em idosos apegando-se exclusivamente ao critério de idade, exatamente da maneira estabelecida pelo Ministério da Saúde e Secretaria de Saúde do Ceará.

Apesar de Benedita e suas auxiliares afirmarem que o município está respeitando o critério de vacinar primeiro os idosos acamados acima de 75 anos, é público e notório – como se pode perceber até mesmo nas redes sociais oficiais da prefeitura -, que idosos não acamados, com plenas condições de mobilidade, também estão recebendo a vacina, e o critério usado em alguns destes casos não é o da idade, e sim o da incidência da doença por bairro. Ou seja: Quixadá está claramente utilizando um critério que desconsidera a idade dos cidadãos como fator decisivo para a organização das prioridades. 

Cientes da situação, diversos parlamentares, até mesmo alguns da base aliada do prefeito, cobraram que a vacinação seja efetuada de cima para baixo, isto é, dos mais velhos para os mais novos, respeitando-se a preferência dos que estão acamados e sem possibilidade de sair de casa.

As recomendações do Ministério Público do Ceará também são claras quanto ao assunto. Depois dos profissionais de saúde da linha de frente, a ordem fiscalizada pelo MP-CE é a seguinte:

1º: Idosos de 75 anos ou mais acamados;
2º: Idosos acima de 90 anos;
3º: Idosos entre 85 e 89 anos;
4º: Idosos entre 80 e 84 anos;
5º: Idosos entre 75 e 83 anos.

De acordo com esse critério cobrado pelo MP-CE, o que vale é a idade, não a incidência do vírus por bairro.

Este é um quadro grave que requer urgência dos órgãos de controle no sentido de organizar a vacinação em Quixadá e obrigar o município a respeitar a prioridade por idade.

Informe público.

Compartilha:

Veja Mais