Quixadá e Ibicuitinga são os municípios com maior equilíbrio fiscal no Sertão Central

Centro administrativo e financeiro da prefeitura de Quixadá.

Quixadá e Ibicuitinga são exemplos de equilíbrio fiscal no Sertão Central do Ceará. Os dois municípios são os únicos que satisfazem completamente, neste momento, a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF). Pelo menos é o que diz o Tribunal de Contas do Estado (TCE).

Levantamento feito pelo DQ nos números apresentados pelo TCE mostra que, dos 13 municípios da região, conforme o Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece), cinco estão em situação classificada como “prudencial”, que é aquela em que os gastos com pessoal em relação à Receita Corrente Líquida estão entre 51,30% e 53,99%. Seis municípios estão em situação de “violação total”, ou seja, gastando com pessoal mais do que a lei permite, com números acima de 54%.

DADOS DO TCE

A desordem fiscal nos municípios gera imensos prejuízos, tornando a máquina pública incapaz de cumprir com eficiência seus objetivos. Municípios como Quixadá, por exemplo, passaram vários anos completamente paralisados e com seus serviços comprometidos, com efeitos desastrosos para os cidadãos, por causa do desequilíbrio fiscal.

Gestor experiente, Ilário Marques escolheu não se aventurar em Quixadá e focou a primeira parte do seu mandato em recuperar a situação fiscal da máquina pública. O gestor literalmente tirou o município do fundo do poço para torná-lo exemplo de equilíbrio para a região. Espera-se, agora, que os efeitos desta recuperação comecem a aparecer mais. A população aguarda por obras importantes como, por exemplo, a reparação das vias públicas, completamente abandonadas há quase uma década, principal reclamação dos populares.

Mesmo feito foi produzido pelo gestor de Ibicuitinga. Franzé Carneiro recebeu o município numa situação fiscal vexaminosa. No terceiro quadrimestre de 2016, Ibicuitinga estava com contas completamente descontroladas, alcançando 63,36% de gasto da sua receita corrente líquida apenas com pessoal, número pior do que o de Ibaretama atualmente. As medidas implementadas pelo atual gestor levaram Ibicuitinga a se tornar o município mais equilibrado desta região do Ceará.


Compartilha:

Veja Mais