Quixadá cria programa “Superação” para dar assistência em saúde aos recuperados da covid-19

Ilário Marques, prefeito de Quixadá.

O prefeito de Quixadá, Ilário Marques, e a Secretária de Saúde, Juliana Câmara, anunciaram na noite deste domingo (05), a criação do programa “Superação”, destinado a fornecer assistência integral em saúde aos pacientes que foram declarados recuperados da covid-19. Na quinta-feira (02), o gestor já havia falado sobre o assunto no programa “Alô Prefeito”, na Rádio Cultura FM, mas sem dar maiores detalhes.

A preocupação em que se baseia o novo programa tem sentido. Estudos apontam que pulmão, rins, coração e outros órgãos podem ficar prejudicados por semanas ou meses depois que a pessoa se recuperou de uma fase aguda da Covid-19.

“O programa reflete o desejo e o sentimento dos nossos profissionais de saúde e da sociedade que acompanha atenta o trabalho de enfrentamento à covid-19”, disse Ilário. Ainda de acordo com o gestor, “o programa é um conjunto de ações, serviços e cuidados integrais aos pacientes da covid-19 que passaram por internação hospitalar.”

Em Quixadá, mais de 2 mil pessoas conseguiram se recuperar da doença. A maioria consegue se recuperar em casa, apenas observando a quarentena e adotando os cuidados recomendados pelas equipes de saúde. Mas uma parte do grupo de infectados acaba necessitando de internação hospital após desenvolverem sintomas mais graves da covid.

A partir de agora, todos os pacientes que receberem alta já sairão da internação com uma agenda de consultas para acompanhamento do quadro de saúde. Estarão envolvidos nestes atendimentos fisioterapeutas, fonoaudiólogos, psicólogos, assistentes sociais, médicos e enfermeiras.

“Queremos verificar a evolução na saúde do paciente e se não ficou sequelas”, explica Ilário. “A covid-19 é uma doença nova. Fala-se que ela pode trazer sequelas neurológicas; ou danos permanentes pulmonares. Fala-se que ela pode trazer diabetes. Então nós vamos dar uma assistência em saúde ambulatorial, integral, a todos aqueles que passaram por internação em consequência da covid-19”, pontua o prefeito.

O programa “Superação” vai beneficiar, inclusive, aqueles que já saíram da internação há algum tempo e até já voltaram às suas atividades normais.


Compartilha:

Veja Mais