Quixadá começa a instalar faixas elevadas para aumentar segurança no tráfego em áreas críticas

O município de Quixadá, no Sertão Central, começou a adotar uma importante medida de segurança para o tráfego em áreas críticas da cidade. Trata-se da instalação de faixas elevadas, equipamento regulamentado pela resolução Nº 738, de 06 de setembro de 2018, do Conselho Nacional de Trânsito. Extensão, largura, altura e outros detalhes são todos determinados em Lei.

A faixa elevada instalada nas proximidades da escola José Jucá, na Rua Epitácio Pessoa.

A faixa elevada que aparece na foto acima, ainda não totalmente concluída, foi instalada nas proximidades da escola José Jucá, na Rua Epitácio Pessoa. O local tem alto fluxo de pedestres, principalmente nos horários de pico, com entrada e saída de alunos. No local também acontecem paradas para carga e descarga, e embarque e desembarque de passageiros.

Faixas elevadas são especialmente destinadas ao conforto e segurança dos pedestres. Condutores de veículos são obrigados a diminuir a velocidade para passar sobre as faixas. A travessia, quando feita com o necessário cuidado, não causa danos aos veículos.

De acordo com a prefeitura de Quixadá, estão sendo desenvolvidos mais estudos para detectar outros locais em que mais faixas elevadas devem ser instaladas. No projeto de revitalização do Centro da cidade, por exemplo, elas estão previstas para pontos específicos da Avenida Plácido Castelo.

O trabalho de instalação está sendo coordenado pelo Secretário Higo Carlos. “As faixas levadas em Quixadá seguirão os padrões técnicos estabelecidos pela legislação. Elas vão oferecer mais segurança a todos. Quixadá é uma cidade em franco desenvolvimento e outras medidas devem ser acrescidas em breve para entrarmos em sintonia cada vez maior com o que há de mais moderno na defesa da segurança no trânsito”, ele diz.


Compartilha:

Veja Mais