Quedas de energia afetaram abastecimento de água em Quixadá, diz Cagece

Quedas de energia afetaram abastecimento de água em Quixadá, diz Cagece.

Moradores de vários bairros de Quixadá notaram uma prolongada paralisação no abastecimento de água na cidade nos últimos dias. Em alguns bairros, como o Centro, a água já não cai nas caixas há cerca de uma semana. As reclamações se multiplicam nas redes sociais.

Ao DQ, a Companhia de Água e Esgoto do Ceará – Cagece, informou que, de fato, aconteceram problemas no abastecimento. Em nota, a Cagece explicou que o “abastecimento de água na cidade de Quixadá encontra-se em processo de regularização, e que, para isso, se fez necessária a realização de rodízio alternado na distribuição de água do município.”

De acordo com a companhia, duas quedas de energia na sexta-feira, 23 de julho, afetaram a capacidade de distribuição da água. Esse sistema funciona por pressão e, consequentemente, há uma demora para que seja regularizado depois de paralisações. A média dessa demora, segundo a própria Cagece, é de até 72 horas. Mas diversos cidadãos relatam problemas no abastecimento há quase uma semana.

“Durante o período de suspensão do abastecimento, a Cagece orienta a população que a água reservada seja consumida com moderação, privilegiando o consumo humano e as atividades essenciais”, sugere a companhia.

Segue íntegra da nota enviada pela Cagece:

“A Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece) informa que abastecimento de água na cidade de Quixadá encontra-se em processo de regularização, e que, para isso, se fez necessária a realização de rodízio alternado na distribuição de água do município. A companhia informa ainda que o fato se deu devido a paralisação emergencial ocorrida na última sexta feira, dia 23 de julho, ocasionada por duas ocorrências de queda de energia ao longo do final de semana. Como se trata de um sistema funciona por pressão, nas áreas mais elevadas ou distantes da estação de tratamento, o equilíbrio total deverá ocorrer em até 72 h, desde às 23h da última segunda-feira (26).

“Como o sistema funciona por pressão, nas áreas mais elevadas ou distantes da estação de tratamento, o equilíbrio total do sistema deve acontecer em até 72h, após a conclusão dos serviços. Durante o período de suspensão do abastecimento, a Cagece orienta a população que a água reservada seja consumida com moderação, privilegiando o consumo humano e as atividades essenciais.

“Para dúvidas ou informações, a Cagece orienta aos clientes que entrem em contato com a companhia pelos canais de atendimento disponíveis, como a Central de Atendimento (0800.275.0195), o aplicativo Cagece App (disponível para Android e iOS) ou por meio da Gesse, assistente virtual que atende no portal da companhia (www.cagece.com.br).”

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