Prefeitura de Quixadá divulga calendário de pagamento com antecipação do 13º salário; economia local agradece

Prefeito de Quixadá, Ilário Marques.

A prefeitura de Quixadá, no Sertão Central, surpreendeu ao anunciar, no fim da tarde desta quinta-feira, 19, o calendário de pagamentos do mês de outubro e incluir nele a antecipação da segunda parcela do décimo terceiro salário, um feito que nenhuma outra prefeitura da região está em condições de fazer.

A profunda e complexa crise financeira tem afetado de maneira especial os municípios, e os reflexos aparecem nos atrasos salariais, dificuldades para negociar dívidas em atraso, efetuar novos pedidos aos fornecedores, etc.

Chama atenção, neste quadro, o fato de que a prefeitura de Quixadá começou o ano de 2017 com cerca de R$ 40 milhões em dívidas. Um caos financeiro que obrigou o novo gestor público a decretar calamidade.

Antes do fim do primeiro semestre, porém, as dívidas foram quitadas, o bloqueio judicial das contas do executivo caiu, servidores não tiveram mais salários atrasados, a prefeitura fez investimentos, anunciou obras e reformas e assinou ordens de serviço. Não apenas isto, a gestão também conseguiu saúde financeira para pagar a primeira parcela do décimo terceiro e, agora, anunciar a segunda parcela já para outubro. Outras prefeituras vão até mesmo atrasar os salários do mês de dezembro para ver se conseguem pagar o décimo terceiro, como acontecia também em Quixadá em anos anteriores.

Não obstante seja a boa administração nada mais que uma obrigação do gestor público, conseguir realizá-la num ambiente de escassez de recursos e crise financeira nacional é um verdadeiro milagre administrativo.

E quem se beneficia com as contas saneadas da prefeitura é a economia local. De acordo com o Secretário de Finanças de Quixadá, Denis Dutra, a liberação da soma do salário corrente com a segunda parcela do décimo terceiro injetará no município algo em torno de R$ 10 milhões. Isto representa dívidas quitadas, novas compras que serão feitas, investimentos que gerarão mais lucros e que vão fazer a roda da economia local girar com evidente superioridade em relação aos municípios vizinhos. Mais importante, impacta na qualidade de vida dos próprios servidores públicos, cuja confiança no poder executivo está recuperada.

PREFEITO E SECRETÁRIO FALAM SOBRE ANTECIPAÇÃO:

Inicialmente, a antecipação da segunda parcela do décimo terceiro será estendida aos servidores do Fundo Geral, da Secretaria de Educação e da Secretaria do Desenvolvimento Social, contemplando, portanto, a maior parte do funcionalismo público. A ideia da prefeitura é pagar as demais secretarias no próximo mês de novembro ou, no máximo, no próprio mês de dezembro.

CONHEÇA O CALENDÁRIO DE PAGAMENTOS:

BANNER DE DIVULGAÇÃO DO CALENDÁRIO

Compartilha:

Veja Mais