Prefeitura de Banabuiú vai beneficiar cerca de 1.500 agricultores com aragem de terra gratuita

Prefeitura de Banabuiú vai beneficiar cerca de 1.500 agricultores com aragem de terra gratuita

Depois de promover a limpeza e recuperação de barragens e pequenos açudes em propriedades rurais, o município de Banabuiú lançou essa semana mais uma ação voltada ao homem do campo: o programa Hora de Arar. A iniciativa leva máquinas da prefeitura para auxiliar no processo de aragem em terrenos de agricultores da região. De acordo com o prefeito de Banabuiú, Edinho Nobre, 1.500 agricultores vão ser beneficiados.

 O lançamento ocorreu na última terça-feira (12) no distrito de Barra do Sitiá. O programa é colocado em prática com recursos próprios da prefeitura e coordenado pela Secretaria de Agricultura, Recursos Hídricos e Meio Ambiente. Em 2019 a ação chega ao seu terceiro ano consecutivo. O programa tem se mostrado como uma atenção ao homem do campo e por isso vem ganhando destaque, como exemplo de sucesso entre as gestões públicas do Sertão Central.

Prefeitura de Banabuiú vai beneficiar cerca de 1.500 agricultores com aragem de terra gratuita

 Na solenidade, Edinho Nobre, falou que a ação representa compromisso de sua gestão com o agricultor. “Eu sou agrônomo e sei o quanto o agricultor sofre. O que nós estamos fazendo, é investindo para tornar o plantio mais rápido para que, se chover, ele tenha retorno imediato, sem perder tempo, garantindo um solo adequado ao plantio e alavancando a produção no município”, disso o prefeito. No encontro, foram realizadas distribuição de raquetes de palma forrageira e sementes, além da assinatura do termo de parceria de recuperação de pequenas barragens.

 Todas as regiões e distritos de Banabuiú serão atendidos pelo Hora de Arar. As máquinas fazem o processo de gradação das terras em propriedades rurais de forma mecanizada, o que torna o processo mais rápido. Cada agricultor pode ter direito a até duas horas de aragem. A Secretaria de Agricultura supervisiona o trabalho garantindo condições necessárias ao processo de plantio. Os agraciados são selecionados mediante um cadastro que realizaram junto à prefeitura.

Prefeitura de Banabuiú vai beneficiar cerca de 1.500 agricultores com aragem de terra gratuita

 Mesmo tendo um maquinário pesado e com alto custo de combustível arando suas terras, os agricultores não pagam nada pelo serviço. Conforme a Secretaria de Agricultura de Banabuiú, a única contrapartida pedida são sementes que os agricultores doam ao município, que são estocadas em um banco de sementes, para serem distribuídas em seguida.

 Romário Lima, Secretário de Agricultura do Município, assegura que o Hora de Arar tem um retorno positivo: “Você arando o solo do agricultor no tempo certo é a certeza que ele vai produzir, garantindo que ele tenha fartura na mesa e alimento para os animais. Então, esse programa, ajuda a tornar o retorno do plantio certo”. Edinho Nobre completa: “Nós queremos trabalhar para que o agricultor tenha o direito de ter uma vida melhor, com mais fartura”.


Compartilha:

Veja Mais