Prefeitura de Banabuiú amplia serviços de saúde na Zona Rural do município

Prefeitura de Banabuiú amplia serviços de saúde na Zona Rural do município

A prefeitura de Banabuiú começou a oferecer essa semana, os serviços de fisioterapia na Unidade Básica de Saúde (UBS) Antonio Saraiva Rabelo/ Barra do Sitiá, para toda a população residente na região do distrito.

Com a ação, a Secretaria de Saúde estima que cerca de 3.500 moradores do entorno sejam assistidos e beneficiados com o serviço.

O local terá uma sala equipada com aparelhos e equipamentos de última geração, adquiridos pela gestão atual. O objetivo, segundo a secretária de saúde, Rianna Nobre, é possibilitar um atendimento mais especializado à comunidade do distrito. Dois profissionais vão fazer os atendimentos semanalmente.

O prefeito de Banabuiú, Edinho Nobre, acompanhou o início dos trabalhos na região. Ele explicou que a Barra é um distrito populoso e que o deslocamento dificultava um tratamento mais adequado. Para ele, a chegada da equipe na unidade Básica de saúde vai tornar o atendimento fisioterápico com resultados mais adequados e satisfatórios.

Via de regra a chegada de serviços assistenciais e de saúde públicas às comunidades de localidades e distritos da zona rural dos municípios cearenses, é sempre uma enorme dificuldade. Para os prefeitos, investir na zona rural não compensa politicamente porque a maioria da população, que mora no Centro Urbano, não consegue vê o resultado do trabalho. Com isso os moradores que residem nessas comunidades acabam esquecidos.

Curiosamente, desde que assumiu, o prefeito de Banabuiú, Edinho Nobre tem se destacado justamente pelo investimento em saúde pública que tem feito no interior. O maior exemplo disso pode ser comprovado há cerca de um ano, quando a equipe de saúde da Família da unidade Básica de saúde da Barra do Sitiá foi congratulada com o Selo Bronze do Projeto Qualifica APSus, que certifica os exemplos exitosos em saúde pública no Ceará.

A Secretaria de Saúde de sua gestão também já modernizou unidades básicas de saúde, aparelhou com equipamentos de última geração e estruturou unidades que estavam abandonadas, além de inaugurar, em outros momentos, serviços de saúde essenciais e de extrema importância, como a saúde bucal em Rinaré, Ferrolandia e Boagua, esta última entregue nesta semana.


Compartilha:

Veja Mais