Novo Normal: Quixadá está entre os 61 municípios do CE em estado de alerta “baixo” para Covid-19

Quixadá está entre os 61 municípios em estado de alerta “baixo” para Covid-19.

A notícia é muito boa para Quixadá, no Sertão Central. O município está entre os 61 com alerta “baixo” para Covid-19, nível considerado como “novo normal”. Os dados são da Secretaria de Saúde do Ceará (Sesa), divulgados nesta segunda-feira, 08.

Para chegar a esse resultado, a Sesa leva em consideração informações como a incidência de casos de Covid-19 por dia, a taxa de letalidade da doença e o percentual de leitos de UTI ocupados. Estes municípios em alerta “baixo” apresentam percentual de positividade de testes RT-PCR abaixo de 25%, além de ocupação de leitos de UTI inferior a 70% da sua macrorregião de saúde.

O último boletim epidemiológico divulgado pela prefeitura de Quixadá mostra que, atualmente, ninguém está internado com a doença. Oitenta casos estão ativos, porém, nenhum com gravidade. Nos meses de maior incidência da Covid-19, quando não havia ainda vacina à disposição da população, faltavam leitos, os profissionais lutavam para conseguir vagas e, não raramente, pessoas morriam quase todos os dias.

O avanço, ainda que vagarosamente, tem sido fundamental para diminuir o número de novos casos graves. Quixadá já aplicou, segundo a paste de saúde local, mais de 93 mil doses. Destas, 37 mil pessoas já estão completamente imunizadas, isto é, receberam as duas doses das vacinas.

O risco “baixo”, no entanto, não significa que as medidas de proteção, tais como o uso de máscaras, possam ser desconsideradas. As autoridades recomendam que a população continue se protegendo e, desta forma, apressando a vitória completa sobre o vírus.

ESPAÇO PUBLICITÁRIO.

Compartilha:

Veja Mais