Nestlé e Danone são autuadas por manterem 28 pessoas de Quixadá e Quixeramobim em situação de escravidão

Quixadá, no Sertão Central.

As empresas Nestlé, a Dairy Partners Americas Brasil (DPA) e a Danone Essential Dairy & Plant-Based, foram autuadas após uma ação do Ministério Público do Trabalho (MPT) e da Polícia Federal, que resgatou 28 trabalhadores de Quixadá e de Quixeramobim em situação análoga ao trabalho escravo no município de Salto, no Interior de São Paulo.

De acordo com o jornal Diário do Nordeste, um dos empregadores pagou R$ 200 mil em valores rescisórios aos trabalhadores.

As empresas recorreram da decisão. Através de notas justificaram não tolerarem violação dos direitos trabalhistas. Os atos irregulares foram praticados por terceiros, não vinculados a nenhuma dessas marcas.

Segundo divulgação feita pelo MPT a operação de resgate ocorreu em abril de 2018. Os trabalhadores das duas maiores cidades do Sertão Central cearense haviam sido levados por um microempresário ao interior de São Paulo para venderem queijo e iogurte de porta em porta.

O MPT apurou que além de Salto os trabalhadores atuavam em Itu,Porto Feliz, Elias Fausto, Capivari, Sorocaba e Boituva. O relatório foi finalizado em dezembro de 2018. Quase um ano depois as empresas foram autuadas por infrações trabalhistas, por submissão dos trabalhadores à condição análoga à de escravo. (com informações do Diário do Nordeste)


Compartilha:

Veja Mais