Mulheres vão ao parlamento de Quixadá pedir que crianças de até 12 anos voltem a ser atendidas na maternidade

Até a última gestão do atual prefeito de Quixadá, Ilário Marques, crianças de até 12 anos eram atendidas na Maternidade Jesus, Maria e José. Durante os mandatos seguintes, o quadro mudou. Com a instalação da Unidade de Pronto Atendimento (UPA), os prefeitos adotaram o desenho de rede para atendimento das crianças estabelecido pela política de saúde do Estado do Ceará. A UPA, então, passou a receber as crianças acima de três anos. Os casos que exigem internação, porém, ainda são recepcionados pela maternidade.

Nesta quinta-feira, 04, algumas mães foram à Câmara Municipal pedir o apoio dos vereadores para agilizar o diálogo entre a Secretaria de Saúde e a diretoria da Maternidade, objetivando aumentar a faixa etária das crianças atendidas naquele equipamento. A representante das mães, Dona Marcela, reconheceu que o problema é antigo, mas acredita que a união de todos em torno do tema pode fazer diferença.

A Secretária Juliana Câmara já tinha dito que este diálogo havia sido iniciado. Há interesse da prefeitura em aumentar a faixa etária das crianças atendidas na maternidade. Com as recentes movimentações neste sentido, o diálogo entre as partes deve se aprofundar.

De fato, o vereador Louro da Juatama propôs a realização de uma audiência pública para tratar sobre este tema, requerimento que foi aprovado por unanimidade e que deve ocorrer já na próxima semana.

Confira também:

Prefeitura quer aumentar faixa etária de crianças atendidas na maternidade; modelo atual foi instalado por João Hudson


Compartilha:

Veja Mais