Mudança de Postura: Prefeitura de Quixadá embarga e denuncia a órgãos de fiscalização obras irregulares no município

Obra irregular na BR-122 foi embargada pela prefeitura de Quixadá. Neste caso específico, um córrego havia sido fechado, o que poderia gerar alagamentos em vários pontos da cidade. (FOTO: Seduma)

A prefeitura de Quixadá, no Sertão Central, decidiu barrar práticas que eram toleradas nos últimos anos e não vai mais permitir construções irregulares no município.

Com este objetivo, a Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente (SEDUMA), através do seu gestor, Christian Joseph Mendes Quezado, enviou ofícios ao IPHAN, à SEMACE, ao DER, ao DNIT e ao CREA, denunciando um caso concreto de obra irregular e solicitando a fiscalização e a defesa das áreas públicas.

Avaliação feita pela SEDUMA descobriu que 90% dos alagamentos que acontecem em Quixadá nos períodos de chuva ocorrem por causa de obras irregulares. Ao combatê-las, a expectativa do município é criar uma cultura de respeito à Lei e aos interesses da coletividade, bem como de colaboração com o poder executivo no gerenciamento da cidade.

A postura da atual administração é, portanto, pelo embargo das obras que estiverem acontecendo em desacordo com a legislação aplicável. De fato, a própria prefeitura embargou uma obra de aterramento que estava sendo realizada nas margens da BR-122, próximo à rotatória que liga o município de Quixadá a Fortaleza. Este foi o caso apresentado aos órgãos citados acima.

De acordo com a prefeitura, o autor da movimentação de terras não apresentou autorizações para alteração física das margens da rodovia. “Ele estava aterrando o local sem destinar claramente a finalidade do intento”, explicou a administração municipal nos ofícios.

Obra irregular na BR-122 foi embargada pela prefeitura de Quixadá. (FOTO: Seduma)

A legislação do Município de Quixadá determina que a prefeitura é quem deve apontar, nas plantas apresentadas pelo interessado, todos os limites estabelecidos pelas legislações municipal, estadual e federal.

No caso da obra embargada na BR-122, o autor foi notificado do embargo, mas só parou as atividades depois que o Comandante do 9º Batalhão de Polícia Militar, Tenente-Coronel Rodrigues,  foi ao local e, usando o poder de polícia, fez vigorar o embargo do município.

Obra irregular na BR-122 foi embargada pela prefeitura de Quixadá. (FOTO: Seduma)

Ao Diário de Quixadá, o secretário Christian Quezado disse: “Estamos pensando no desenvolvimento do município, e fazer isto passa por respeitar o código de posturas de Quixadá. Não é possível deixar que as obras na cidade aconteçam desordenadamente, sem respeito à Lei. Essa nova postura representa uma ruptura com o passado recente, no qual não havia controle do município sobre o avanço de obras irregulares que comprometiam o desenvolvimento salutar e a segurança física da cidade.”

 


Compartilha:

Veja Mais