Mídias dos irmãos Silveira pressionam por afrouxamento do isolamento social em plena subida da curva de infecções

Mídias dos irmãos Silveira pressionam por afrouxamento do isolamento social em plena subida da curva de infecções.

Os irmãos Silveira parecem decididos a replicar em Quixadá a defesa da política de morte do presidente Jair Bolsonaro, que mantém um discurso corriqueiro em prol do fim do isolamento social, uso de remédios sem amparo científico e foco central na economia, em vez de na vida.

Pré-candidato a prefeito de Quixadá, o cardiologista Ricardo Silveira tem se colocado favorável à diminuição das regras de isolamento social no município, embora os números mostrem que a curva de infecções está em plena subida.

Na semana passada, numa live ao lado de quatro comerciantes, chegou a dizer: “Eu também sou favorável ao isolamento, mas temos que pensar também em outro foco, o foco da economia”. Em outro ponto da live, Ricardo Silveira afirma, como recado ao prefeito Ilário Marques, que “não há necessidade de ser tão rigoroso”.

Na mesma live o médico recomendou, assim como Bolsonaro, medicação para pacientes com covid-19 e defendeu o uso de cloroquina. A Sociedade Brasileira de Cardiologia, porém, alertou médicos e pacientes a não utilizarem o medicamento.

Dias depois, em nota, o médico classificou as medidas de restrição à circulação de pessoas como “tolher direitos”, mesmo discurso de Bolsonaro. Desconsidera o contexto de crise sanitária de alto risco.

As mídias dos irmãos Silveira tem se dedicado a promover esse tipo de discurso e a fortalecer a base de bolsonaristas que apoiam o representante da família nas urnas.

Nesta sexta-feira, por exemplo, veiculou matéria na qual apresenta em luz negativa as medidas de restrição na cidade ao entrevistar um comerciante que precisou limitar suas atividades. A intenção parece ser a de apresentar essas pessoas como vítimas dos decretos municipais, como se não existissem também decretos do Estado e recomendações científicas da comunidade médica nacional e internacional em prol do isolamento.

As verdadeiras vítimas em Quixadá, porém, até agora, foram 12. Estão todas mortas por incidência do coronavírus. O vírus não vai parar de infectar pessoas até que exista uma vacina que o impeça. Os números ainda vão crescer por algum tempo. O isolamento social por alguns meses, no entanto, pode frear a velocidade de novas contaminações. Quanto menos isolamento, mais a curva de novas infecções se verticaliza, o que pode causar mais óbitos e pressionar o sistema de saúde, levando-o ao colapso.

Por causa da postura alinhada à de Bolsonaro, Ricardo Silveira tem sido chamado em grupos de Whatsapp de “Dr. Cloroquina” e de “Dr. Morte”. A herança do período de pandemia pode custar politicamente caro ao pré-candidato que vai deixando rastros de anti-ciência, anti-medicina e anti-vida.


Compartilha:

Veja Mais