Maior programa de apoio a agricultores no Sertão Central, Hora de Arar começa em Banabuiú

Lançado programa Hora de Plantar em Banabuiú.

Possivelmente o maior programa de incentivo a agricultura e de auxílio à vida no campo de sertanejos do Sertão Central, o programa Hora de Arar, desenvolvido pela prefeitura de Banabuiú, voltará a ajudar agricultores de comunidades e distritos da cidade no processo de plantio. O retorno do programa para o período invernoso de 2018 aconteceu em um evento solene, na manhã da última sexta-feira (2), no Centro de Banabuiú.

O prefeito Edinho Nobre, o secretário de agricultura, Romário Lima, além dos demais secretários, vereadores aliados e lideranças comunitárias, participaram da solenidade. Oito tratores que vão realizar o trabalho nas terras pelas comunidades, foram colocados no Centro da cidade, o que chamou a atenção de quem assistia ao evento.

O programa já começou nesta segunda (5).

“O sertanejo só tem vida de qualidade quando ele tem a mesa farta, quando ele tem batata, feijão, milho. E nós estamos ajudando nisso. Não é recurso do Estado, nem da União, é dinheiro da prefeitura destinado aos agricultores que precisam”, disse o prefeito. O gestor explicou que serão mais de três mil horas destinadas a arar a terra de cerca de 1.000 famílias cadastradas. “O que nós cobramos é apenas uma parte do que é plantado, que é pra gente poder distribuir para outros agricultores”, completou.

Na solenidade, além do retorno do Hora de Arar, o Governo de Banabuiú assinou um termo que garante a continuidade do trabalho de limpeza, recuperação e construção de pequenos açudes em distritos e comunidades, realizou a entrega de títulos de terras, além de feito a distribuição de sementes e de palma forrageira, de outorgas de água e de mudas de plantas nativas e frutíferas.

O agricultor Francisco Bento Moura reconheceu que as iniciativas têm uma grande importância para as famílias e que ajudam no processo de manutenção da vida no campo. “Vai haver um bom inverno, nós vamos plantar e depois vamos colher e vender. Isso é muito importante porque vai aumentar nossa condição de vida, né? A gente vai poder ter um dinheirinho guardado”, disse.

O programa já começou nesta segunda (5). Edinho Nobre comemorou poder cumprir com o que chamou de “minha promessa”, e atribuiu o sucesso do programa à responsabilidade fiscal e a qualidade do gerenciamento com os recursos próprios de seu governo.


Compartilha:

Veja Mais