Incra inicia processo de recuperação de trecho que liga Banabuiú até assentamento Boágua

Incra inicia processo de recuperação de trecho que liga Banabuiú até assentamento Boágua.

Deve ter início nos próximos dias os trabalhos no trecho que liga a comunidade do assentamento Boágua e Trapiá/Salgadinho, até a sede de Banabuiú. A estrada vai passar por um processo de recomposição graças a uma parceria do Governo Municipal de Banabuiú firmada com o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra).

A assinatura da ordem de serviço aconteceu no fim de julho, no próprio assentamento. O prefeito de Banabuiú, Edinho Nobre, e o diretor superintendente do Incra, Luís Fernando Castro de Paula, assinaram o documento que autorizam o início dos trabalhos.O objetivo é promover um melhoramento na via, utilizada para dar acesso aos moradores até a sede de Banabuiú.

Edinho Nobre, prefeito de Banabuiú.

Ter uma estrada que ofereça mais infraestrutura e segurança, era uma antiga reivindicação dos moradores da região. Por anos, a ausência de um trabalho que permitisse o mínimo de qualidade no trecho, trouxe conseqüências aos moradores. A via é principal utilizada como meio de escoamento de produtos produzidos a partir da agricultura familiar, atividade muito forte na região. Ter mais qualidade de acesso deve otimizar a geração de renda, é o que prevê o prefeito de Banabuiú.

“Nós tínhamos um compromisso com a gente aqui da Boágua desde o ano de 2018, quando começamos a lutar por este projeto, porque nos sabíamos que essa região necessitava ter essa estrada melhor. Então, buscamos, fomos a Brasília e graças à força de alguns amigos, conseguimos destravar os recursos”, afirma Edinho Nobre. Ele conta que pleiteou a recuperação da estrada ainda em 2018 quando esteve em Brasília. O projeto foi aprovado, mas foi somente no final de 2019 que teve 20% dos recursos liberados. Agora, em 2020, todo o valor foi disponibilizado.

Edinho Nobre e representantes do Incra.

Ao todo serão aplicados R$ 560 mil no trabalho de recuperação do trecho. O valor será destinado nas ações de 12.500 mil metros de estrada que leva moradores da Sede até o Assentamento Boá’gua, e outros quase 5 mil metros de extensão no trecho que liga o Assentamento até a comunidade de Trapiá/Salgadinho. No total, serão quase 19 km de estrada nova, com trechos que terão 6 metros de largura.

“O Incra tem essa missão de atuar para levar um pouco mais de dignidade, de melhoria nas condições de vida, dessas famílias que são assentadas e que têm direito a estes melhoramentos no meio em que vivem, por tanto, é um grande prazer e uma grande alegria estar aqui, poder trazer mais essa boa notícia para o Banabuiú que eu tenho certeza, vai se converter em muitas vantagens para estes moradores”, disse o diretor superintendente do Incra, Luis Fernando Castro de Paula.


Compartilha:

Veja Mais