Inaugurada nova UBS do Bairro São João, em Quixadá

Inaugurada nova UBS do Bairro São João, em Quixadá

A população do bairro São João, em Quixadá, recebeu na noite desta sexta-feira, 9, a nova Unidade Básica de Saúde, exclusiva para atender o bairro. A inauguração aconteceu em clima de festa e homenagens.

Atendendo a Projeto de Lei do Legislativo de autoria do vereador Laércio Oliveira, a instituição leva o nome da médica Dra. Íris Rocha Bezerra Pinto, que atuou durante 40 anos no exercício da medicina em Quixadá.

O empresário Claudio Holanda, filho da homenageada, fez uma reflexão baseada numa passagem bíblica para mostrar a importância da Unidade de Saúde para salvar vidas.

Inaugurada nova UBS do Bairro São João, em Quixadá
Inaugurada nova UBS do Bairro São João, em Quixadá

A Unidade de Saúde, conta ainda, com uma singela homenagem da gestão a agente comunitária de saúde, Maria Joelma Uchôa, que estava grávida e foi assassinada em 2005. Ela atuava no bairro e tinha fortes laços com a população. Os familiares de Joelma estiveram presentes e sua irmã, Joelha Uchôa, disse que aquele era “um momento triste e ao mesmo tempo alegre pela lembrança”.  “É importante a gente ter esse posto de saúde que vai beneficiar a todos”, disse.

A secretária de Saúde, Juliana Câmara, lembrou que a gestão recebeu muitas obras inacabadas e já entregou quatro Unidades de Saúde reformadas e três novas, faltando concluir nos bairros Putiú, Carrascal e distrito de Tapuiará.

O vereador Laércio Oliveira agradeceu a gestão pela inauguração da Unidade de Saúde e atenção com os bairros São João, Renascer e região.

O prefeito Ilário Marques destacou a trajetória das pessoas homenageadas na Unidade de Saúde, ambas com ações voltadas ao social. Ilário explicou que a obra, assim como as demais, estava paralisada, sendo preciso reunir esforços, fazer o devido planejamento financeiro, garantir o repasse da contrapartida do município ao construtor, que ainda não havia sido feito, fato determinante para o recebimento da obra pelo município, bem como montar toda a equipe, adquirir os equipamentos, e por último, assegurar a ligação de energia elétrica para o local, escolhido pela gestão anterior.

“É com muita satisfação, alegria, nós entregamos o equipamento de qualidade para o bairro São João, mas também para a expansão, pois podem ter certeza de que a cidade vai crescer pra cá, aqui teremos loteamentos, vamos ter novas escolas, novas avenidas e o posto vai servir diferentes gerações, desde que se conserve”, pontuou o gestor.


Compartilha:

Veja Mais