Ilário Marques quer que cidadãos carentes em Quixadá voltem a ser assistidos pela Farmácia Popular

(FOTO: Diário do Nordeste)

O prefeito de Quixadá, Ilário Marques, quer que cidadãos carentes voltem a ser assistidos pela Farmácia Popular neste município do Sertão Central. Criada durante o primeiro governo do ex-presidente Lula, o programa concede descontos de até 90% sobre 125 tipos de medicamentos.

Nesta primeira semana de maio, a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), fornecedora nacional dos medicamentos, realizou fiscalização na unidade da Farmácia Popular em Quixadá. As irregularidades e a inadimplência deixadas pela gestão anterior deverão ser totalmente corrigidas num prazo de 60 dias. Uma dívida de pouco mais de R$ 25 mil será quitada. A Fiocruz buscará a responsabilização do antigo gestor.

Outra questão que deverá receber atenção para adequar a unidade quixadaense aos requisitos do programa são as mudanças estruturais necessárias no prédio, localizado no Terminal Rodoviário. Durante a última gestão, até o aparelho de ar-condicionado do local sumiu.

GOVERNO FEDERAL QUER FECHAR FARMÁCIAS POPULARES

Michel Temer (PMDB), ocupante da presidência da república.

O governo Temer (PMDB) estuda fechar as farmácias do programa popular que são mantidas com recursos federais. Os pacientes teriam, neste caso, que recorrer às farmácias conveniadas.

O problema é que nem todos os remédios estão disponíveis nessas farmácias. As conveniadas oferecem 25 medicamentos de graça ou com preços baixos. Nas farmácias que serão fechadas – as do governo federal- são oferecidos 125 remédios.

O governo diz que a maioria das pessoas que buscam essas farmácias quer medicamentos que são encontrados também nas farmácias conveniadas.

O Ministério da Saúde informou que em média, por mês, o programa atende quase dez milhões de pessoas, principalmente aquelas com 60 anos ou mais.

Os planos do governo federal não alteram o planejamento de Quixadá para reativação da unidade.


Compartilha:

Veja Mais