Ilário agradece Cabo Sabino por emenda para reforma de posto de saúde; ato solene expôs descaso da gestão anterior

O prefeito de Quixadá, Ilário Marques, e a Secretária de Saúde, Juliana Câmara, participaram, na noite desta terça-feira, 28, de ato solene que marcou a retomada das atividades da equipe do Programa Saúde da Família  e o início do funcionamento efetivo do Posto de Saúde  do Distrito de Juá.

Durante a cerimônia, Marques agradeceu ao Deputado Federal Cabo Sabino pela emenda parlamentar que permitiu, ainda no ano passado, que aquela unidade de saúde passasse por ampla reforma, finalizada apenas durante este mês de março. Ressaltou seu desejo de contar com o apoio de todos os parlamentares “que querem ver dias melhores para Quixadá”, especialmente daqueles que tem no município suas raízes políticas.

O posto de saúde de Juá foi construído em 2008, durante gestão de Ilário Marques, com recursos de uma emenda parlamentar da Deputada Estadual Rachel Marques,  e inaugurado pelo ex-prefeito Rômulo Carneiro em março de 2009. Sofreu verdadeiro sucateamento nos últimos anos, tornando seu uso inviável. Com a emenda do Cabo sabino, foi possível recuperar a estrutura.

Em sua fala, a Secretária de Saúde revelou dados que mostram o completo descaso em que a saúde pública de Quixadá foi encontrada em janeiro deste ano. Juliana Câmara disse, por exemplo, que apenas um único carro da saúde foi recebido pela atual gestão em plenas condições de funcionamento. Os fornecedores da pasta estavam há sete meses amargando atrasos em seus pagamentos, o que engessou a máquina pública, afetando significativamente, e de maneira negativa, a capacidade da gestão para oferecer os serviços essenciais que o povo precisa.

A gestora também comemorou o fato de que as equipes do PSF foram montadas e já estão prontas para retomar as atividades que fazem a diferença para a população.

“As coisas vão voltar a funcionar. Esse pessoal que nada faz e vive apenas para criticar, sem oferecer solução qualquer para os problemas do município, até porque não são capacitados para fazer isso, precisa aproveitar esse período em que estamos apenas no começo, reorganizando tudo, para continuar criticando e fazendo seu barulho, que é o que sabem fazer, porque em breve essas oportunidades vão diminuir. Se Deus Quiser as coisas vão entrar nos eixos”, disse Ilário.

O ato solene contou com a presença do Secretário de Estado, Osmar Baquit, de vários vereadores e lideranças comunitárias, bem como da população local.

Veja fotos de como está agora o posto de saúde de Juá:


Compartilha:

Veja Mais