Hora de Arar: Ação da prefeitura de Banabuiú fortalece a agricultura em mais de 60 localidades

Agricultor aposentado Antônio Lúcio, 79 anos

Ao invés de ficar alegre, todo ano quando a chuva chegava, o agricultor aposentado Antônio Lúcio, 79 anos, ficava triste: ele via a chuva banhar o sertão, mas não tinha como preparar a terra para o plantio. Porem, já fazem dois anos que Antônio abre o sorriso quando vê o tempo ficar nublado. Ele é um dos agricultores cadastrados no Hora de Arar, uma iniciativa desenvolvida desde 2017 pela prefeitura de Banabuiú que faz a aragem de terras de famílias cadastradas sem que elas precisem pagar pelo serviço.

De acordo com a Secretaria de Agricultura, Recursos Hídricos e Meio Ambiente do Município, cerca de 1.500 famílias de 60 localidades e comunidades foram beneficiadas com o serviço. O programa está chegando à sua reta final este ano, e as chances de mesa farta como resultado do trabalho são positivas, já que as chuvas se acentuaram neste inverno de 2019. 
Cerca de 1.500 famílias de 60 localidades e comunidades foram beneficiadas pelo Hora de Plantar.
 
Morador da localidade de Santa Inês, no distrito de Boa Água, Antônio Lúcio faz questão de acompanhar de perto o trabalho no pequeno terreno que tem, e se emociona ao falar do benefício que recebeu. “Antes só tinha direito a isso aí quem tinha dinheiro. Agora, não. Prefeito Edinho, muito obrigado pela sua boa ação. Muito obrigado e que Deus lhe ajude”, disse o agricultor.
16 tratores da prefeitura fazem o trabalho em todas as comunidades e distritos de Banabuiú.
 
16 tratores da prefeitura fazem o trabalho em todas as comunidades e distritos de Banabuiú. Cada família tem direito a até duas horas de trabalho de aragem com as máquinas. O programa é desenvolvido com recursos próprios, uma ação da prefeitura que todo o início de ano, executa a iniciativa em atenção ao agricultor. 
 
A agricultura é um dos pilares da economia de Banabuiú. Além da produção de alimentos, o setor gera emprego e renda no campo e preserva o meio ambiente. Os agricultores beneficiados diretamente pelo programa, classificam o serviço como essencial e de valiosa utilidade. É grande o grau de satisfação dos trabalhadores rurais. Vale salientar que em outros tempos, a aração de terra era pago pelo proprietário do terreno ou arrendatário. Neste caso, só tinha o benefício, quem podia pagar.

Compartilha:

Veja Mais