Homem que desferiu facada contra a sogra em Quixadá é absolvido da acusação de tentativa de homicídio

Francisco Gomes de Sousa Neto, conhecido como “Netinho”, foi julgado nesta semana no Fórum Desembargador Avelar Rocha, em Quixadá. Contra ele pesava a acusação de tentativa de homicídio.

De acordo com denúncia apresentada pelo Ministério Público do Ceará, em 29 de abril de 2011, na beira do açude do Distrito de Custódio, em Quixadá, Netinho desferiu um golpe de faca em Maria Zulene Ferreira da Silva, sua sogra. A acusação sustentou que ele só não matou a mulher porque outras pessoas interferiram, salvando-a. Ela teve pulmão perfurado e ficou hospitalizada por cerca de um mês.

Os jurados reconheceram a autoria da agressão, mas acolheram a tese da defesa, que sustentou que o golpe de faca foi desferido numa circunstância de bebedeira, com troca de agressões verbais, e embora extremamente reprovável, a violência não foi motivada pelo desejo de matar a vítima, qualificando-se apenas como lesão corporal grave.

Vale ressaltar que a própria vítima disse ao tribunal que havia perdoado o seu agressor e que queria vê-lo solto para voltar a cuidar dos filhos.

Apesar de absolvido da acusação de tentativa de homicídio, Netinho foi condenado a quase cinco anos de prisão pelo ferimento produzido contra sua sogra. Como ele já estava preso desde o primeiro semestre de 2017, teve este período descontado e ganhou direito de iniciar o cumprimento de pena após o julgamento em regime aberto. Ele chegou ao julgamento algemado, cercado por agentes, e saiu livre na companhia dos familiares.

A defesa, que considerou a pena excessiva, recorreu da decisão. O Ministério Público, que queria a condenação por tentativa de homicídio, também recorreu. Em geral, é muito difícil mudar o resultado do veredito do júri.


Compartilha:

Veja Mais