Grave: Preso da cadeia de Quixadá tem diagnóstico confirmado para o pior tipo de meningite

Presidiários na cadeia de Quixadá.

O presidiário de 28 anos, transferido da cadeira pública de Quixadá, nesta segunda-feira, 09, para o Hospital São José, em Fortaleza, teve diagnóstico confirmado para meningite bacteriana, o pior tipo de meningite.

Ainda durante a manhã, o detento foi levado para a Unidade de Pronto Atendimento, onde a suspeita de meningite foi levantada. Em caráter emergencial, ele foi levado para exames na capital cearense.

A confirmação do diagnóstico gera preocupação. Atualmente, a cadeia de Quixadá está superlotada. Há preocupação de que outros confinados estejam doentes. Eles devem ser alvo da ação de equipes de saúde.

Logo após a divulgação da suspeita da doença, a Secretária de Saúde, Juliana Câmara, afirmou ao Diário de Quixadá que o município está pronto para impedir a proliferação epidêmica. Embora não exista motivos para pânico, a situação inspira cuidados.

COMO OCORRE A TRANSMISSÃO?

Através de tosse, espirro ou fala.

Algumas bactérias, como o meningococo, podem ser transmitidas diretamente através de gotículas.

As gotículas respiratórias são partículas muito pequeninas que medem menos que 5 μm (não podem ser vistas a olho nu) e saem do corpo do doente através de tosse, espirro ou fala.

As gotículas entram no corpo penetrando nas mucosas de olhos, nariz ou boca.

A taxa de letalidade da meningite bacteriana é de 25%.


Compartilha:

Veja Mais