Funcionários da UPA de Quixadá declaram greve

Unidade de Pronto Atendimento de Quixadá (UPA).

Funcionários da Unidade de Pronto Atendimento em Quixadá (UPA) declararam greve nesta quarta-feira (30). Em vídeo divulgado nas redes sociais, uma médica plantonista afirmou que só atenderá casos de urgência e emergência até que o salário de dezembro seja pago.

A greve parece ter sido desencadeada após declarações dadas durante a manhã pelo prefeito Ilário Marques. Ele explicou que o fundo geral da prefeitura conseguirá garantir o pagamento de 100% do décimo terceiro salário, mas que o pagamento de plantões e credenciamentos segue dinâmica diferente e depende, não do fundo geral da prefeitura, mas do “fluxo de recursos que entram na saúde”.

Nos últimos anos, os pagamentos da área da saúde foram feitos costumeiramente até o dia 10 do mês subsequente. O que os profissionais estão exigindo, então, é que dezembro seja pago pela gestão atual e que não se deixe para pagar dezembro apenas em janeiro, como sempre foi feito, isto porque a gestão que entra no próximo mês é outra e não há, portanto, garantias de que o sistema mantido nos anos anteriores seja honrado.

“Isso é natural, até porque os recursos de dezembro entram no início do mês de janeiro”, disse Ilário Marques. O gestor não afirmou que os salários de dezembro não seriam pagos, mas sim que isso aconteceria como em todos os anos anteriores, ou seja, os recursos que entram até o dia 10 de janeiro garantirão o pagamento de dezembro. Há, evidentemente, e por razões justificadas, desconfiança dos funcionários de que isso talvez não seja honrado pela nova gestão e, com razão, querem garantir o pagamento já agora.

Segundo a médica que gravou o vídeo, alguns funcionários da UPA também estão com os salários de novembro atrasados e, neste caso, a situação é realmente injustificável.


Compartilha:

Veja Mais