Feirante armado com faca agride fiscal da prefeitura, confronta guarda municipal, recebe voz de prisão, mas foge

Na manhã desta quinta-feira, 06, ficais da prefeitura e guardas municipais tentaram apreender a mercadoria de um feirante que estava comercializando em local considerado inadequado pelo poder público, no Centro de Quixadá. A ação ganhou atenção depois que um vídeo começou a circular na internet mostrando guardas municipais tentando prender o feirante. Confira o vídeo.

As imagens rapidamente viralizaram nas redes sociais, com muitos usuários expressando suas opiniões a respeito do fato. A indignação de quem julgou o episódio inteiro apenas pela cena que aparece no vídeo se dá pelo entendimento de que o feirante estaria ‘apenas tentando trabalhar’. De acordo com Higo Carlos, que chefia a guarda municipal e o corpo de fiscais, esta versão não procede.

“Nós não queremos impedir ninguém de trabalhar. Aliás, ao senhor que aparece no vídeo foi reservado um espaço, junto de outros feirantes, para que ele desenvolva suas atividades comerciais. Não queremos que ele pare de trabalhar. O que queremos é organizar o Centro de Quixadá. O problema é que, diferente dos demais trabalhadores, ele não só não aceitou cooperar como também ameaçou os servidores e até agrediu fisicamente uma fiscal”, disse Higo ao Diário de Quixadá.

Segundo o dirigente municipal, o feirante, Sr. José Maria, havia sido notificado que deveria deixar o local ainda no mês de janeiro. “De lá para cá, todos cooperaram e conseguimos deixar um ambiente mais organizado, pronto para receber outros investimentos de melhoria, mas ele vinha se recusando a obedecer a notificação”, explicou.

Ainda de acordo com Higo Carlos, em virtude da insistência do Senhor José Maria, os demais feirantes já estavam ameaçando retornar para o calçadão de onde haviam saído, pois consideravam injustiça eles terem se retirado do local enquanto um único feirante desfrutava agora do espaço inteiro. Ciente disto, foi determinado que, na manhã de hoje, o trabalhador retirasse as mercadorias do local e, em caso de não colaboração, que estas fossem apreendidas.

A fiscal Albenir Costa cumpriu a determinação e pediu para o feirante deixar o local. Com a recusa, determinou a apreensão da mercadoria que, mais tarde, poderia ser retirada pelo proprietário. De acordo com o guarda municipal Marlon, que acompanhava os fiscais na ação, no momento em que Albenir Costa determinou a apreensão da mercadoria o feirante jogou um carrinho por cima dos servidores. Conversamos também com o fiscal Paulo, que trabalhou nesta ação, e recebemos dele a informação de que Albenir está bem, não corre risco, mas sofreu forte impacto numa das pernas, no abdômen e numa das mãos. Após o incidente, ela foi ao Instituto Médico Legal de Quixeramobim para o exame de corpo de delito, onde a agressão restou comprovada.

Após a agressão física contra a fiscal, os guardas municipais deram voz de prisão ao feirante, que teria, ainda segundo Marlon, feito ameaças aos agentes públicos. O Sr. José Maria nega ter feito qualquer ameaça. O trabalhador, porém, estava armado com uma faca e recebeu ordem para soltá-la, segundo contou o guarda Marlon. Ele tentou empreender fuga para não ser preso, mas foi seguido pelos guardas municipais. O vídeo que circula na internet refere-se a este exato momento da fuga, já após a voz de prisão ter sido dada.

A Polícia Militar foi acionada, mas ao chegar ao local o feirante já havia fugido, deixando seu carro e mercadorias para trás. A arma foi apreendida. Os agentes públicos registraram Boletim de Ocorrência na Delegacia de Polícia Civil e um inquérito policial será aberto para investigar o caso.

O Diário de Quixadá tentou contato com o Sr. José Maria, mas sem êxito. O espaço permanece aberto para a eventual publicação da sua versão sobre o que aconteceu.

“Nós precisamos reorganizar a cidade, e o que não pode é um ou dois, por razões contrárias aos interesses coletivos, ficar insistindo em ocupar as vias e passeios públicos desordenadamente”, disse Higo Carlos.


Compartilha:

Veja Mais