Fachada da antiga maternidade de Quixadá será restaurada pela prefeitura e ganhará galeria cultural

Fachada da antiga maternidade de Quixadá será restaurada pela prefeitura e ganhará galeria cultural

A fachada do prédio da antiga Maternidade Jesus, Maria e José, no centro de Quixadá, será recuperada e restaurada. É o que garante a prefeitura municipal. A intervenção garantirá as marcas da originalidade da fachada histórica. Parte da área interna abrigará, também, uma galeria cultural.

Para conseguir assegurar a restauração, uma negociação entre o prefeito de Quixadá, Ilário Marques e o Bispo Diocesano, Dom Ângelo Pignoli, aconteceu. O poder público vai entrar com a obra de restauro e a diocese vai doar a fachada e um espaço no interior do terreno.

Segundo Ilário Marques, os projetos estruturais e arquitetônicos já estão finalizados e em fase de orçamento para seguir com os trâmites e viabilizar a execução da obra.

A previsão é que ainda este mês a prefeitura apresente os detalhes dos projetos para a diocese e a população. A assessoria do setor de projetos adiantou que além do restauro, a área externa da fachada será recuperada e receberá iluminação apropriada. Já a área interna contará com pavimentação especial de seis metros de largura, na proporção do comprimento da fachada. Ao fundo terá um palco coberto e um jardim lateral que promete harmonizar a paisagem.

Dirigentes da Diocese de Quixadá informaram que uma nova capela será construída em outra área e receberá os objetos, peças, símbolos, imagens e equipamentos da antiga capela da Cúria Diocesana.


Compartilha:

Veja Mais