Estão em andamento planos para reativar o Tiro de Guerra em Quixadá

Ainda não é possível dizer que o Tiro de Guerra (TG) voltará a funcionar em Quixadá, no Sertão Central. Mas há planos para que isto aconteça e a prefeitura, através do Secretário de Cidadania, Segurança e Serviços Públicos, Higo Carlos, já se manifestou favorável à reativação da unidade de recrutamento do Exército Brasileiro.

Higo Carlos em reunião com chefes do serviço militar do exército brasileiro.

Nesta última segunda-feira, 26, Higo Carlos esteve em Fortaleza, por orientação do prefeito Ilário Marques, reunido com o Tenente-Coronel Souza, Chefe do Serviço Militar, e com o Tenente-Coronel André, ambos do Exército. A intenção do encontro foi afirmar o desejo da prefeitura de reativar o serviço de recrutamento no principal município da região.

Fotografia do acervo de João Eudes Costa.

O TG foi desativado em Quixadá no ano de 2010, e em seu pátio foi edificado o prédio da Delegacia de Polícia Civil. O local já serviu como sede da prefeitura no século passado, de acordo com o memorialista João Eudes Costa. Em 1914 abrigou o primeiro TG do município. Em seus anos de funcionamento, cumpriu o objetivo cívico-militar para o qual foi criado, dando grande contribuição para a formação de uma consciência cidadã a inúmeros jovens.


Compartilha:

Veja Mais