Esquema de recrutamento de facções desarticulado pela Polícia Civil funcionava também em Quixadá

Esquema de recrutamento de facções desarticulado pela Polícia Civil funcionava também em Quixadá

A Polícia Civil do Estado do Ceará mapeou e desarticulou nesta semana um esquema de recrutamento referente a uma facção criminosa com atuação no estado e cumpriu 46 mandados de prisão. As ações aconteceram em 15 municípios e foram resultado de investigações da Delegacia de Combate às Ações Criminosas Organizadas (Draco).

Um destes pontos de recrutamento da facção funcionava em Quixadá, no Sertão Central, e também foi alvo da ação das forças de segurança.

Segundo a polícia, os recrutamentos aconteceram no período dos ataques de organizações criminosas no começo do ano. Os “batismos” da facção eram realizados por meio de celular, sob a coordenação de detentos.

A operação denominada Aditium, que significa ingresso, teve um efetivo de 250 policiais civis distribuídos nos municípios de Aracati, Barbalha, Caucaia, Forquilha, Fortaleza, Horizonte, Iguatu, Juazeiro, Pacatuba, Quixadá, Jaguaruana, Itaitinga, Eusébio, Pedra Branca e Canindé. A operação aconteceu de forma simultânea.

Operação foi realizada pela Polícia Civil
Operação foi realizada pela Polícia Civil(Foto: Divulgação/ SSPDS)

FUNÇÕES DOS NOVOS FACCIONADOS

Para o delegado titular da Draco, Harley Filho, o recém-integrante tem várias funções na facção, seja de cobrança de droga, expulsão de moradores e até questionar se o morador é um ‘X9″, que na linguagem dos criminosos é a pessoa que realiza denúncias à Polícia. “Essa é uma série de delitos que eles podem perpetrar para ganhar um conceito dentro da facção”, relatou.

O perfil dos “novatos” nas facções é de jovens, a maioria na faixa etária dos 20 anos e com antecedentes criminais. Entre os presos há pessoas que respondem na Justiça por tráfico de drogas, homicídio e porte ilegal de arma de fogo. Eles, conforme o delegado Harley, são os responsáveis pelos crimes diretos, como as execuções e expulsões, pois as lideranças não atuam diretamente nessas ações.


Compartilha:

Veja Mais