Em apenas 5 horas, Quixeramobim imuniza 1.760 idosos em 24 pontos de vacinação

Em apenas 5 horas, Quixeramobim imuniza 1.760 idosos em 24 pontos de vacinação.

Nesta quinta-feira, 25, algo digno de ser observado e copiado por todos os municípios do Ceará aconteceu em Quixeramobim, no Sertão Central. Em apenas 5 horas, 1.760 idosos na faixa etária de 70 a 74 anos foram vacinados contra a Covid-19. Eles estão contemplados na segunda fase do plano de vacinação municipal.

Para evitar aglomerações, a Secretária de Saúde, Luciana Figueiredo, determinou a descentralização das aplicações. Um drive-thru foi criado, mas a vacina também está sendo oferecida em 23 Unidades Básicas de Saúde espalhadas por todo o território do município. Os idosos são orientados a se dirigirem para os locais de vacinação mais próximos de suas casas ou, se preferirem, ao drive thru.

Ao DQ, Luciana explicou que em cada Unidade de Saúde dois profissionais vacinadores estão atuando. No drive-thru são três. A atuação simultânea de 49 vacinadores garante o fluxo tranquilo das aplicações e contribui para a agilidade de todo o processo, o que ajuda a evitar longas filas de espera, aglomerações e o desconforto do atendimento em locais quentes.

“O mais importante é a sensibilização das equipes de Saúde da Família, enfermeiros, vacinadores, atendentes e agentes de saúde, todos arduamente empenhados na vacinação. Eles estão atuando pela manhã, tarde e noite, nos finais de semana e feriados”, explica a gestora. Em contrapartida, os trabalhadores da área recebem diárias e negociam folgas com a gestão municipal.

A Secretaria de Saúde de Quixeramobim faz divulgação diária dos dados epidemiológicos das últimas 24 horas e do acúmulo geral dos dados. Assim, a população sabe exatamente em que dia novos casos foram confirmados, descartados, o número de pacientes acompanhados e de óbitos. De quarta para quinta, por exemplo, foram confirmadas 12 novas infecções e 20 altas clínicas. Outros 148 casos estão em acompanhamento. Nenhum óbito foi registrado no período.


Compartilha:

Veja Mais