Dom Adélio Tomasin chega aos 87 anos de idade com uma história de vida marcada pelo serviço ao próximo

Bispo Emérito e grande benfeitor de Quixadá, Dom Adélio Tomasin, chega aos seus 87 anos de idade. 

Nesta quinta-feira, 27, o Bispo Emérito e grande benfeitor de Quixadá, Dom Adélio Tomasin, chega aos seus 87 anos de idade. Uma trajetória de vida marcada pelo serviço à Igreja Católica e ao próximo.

Em 2013, durante Celebração Escarística Comemorativa  do Jubileu de Prata de sua Sagração Episcopal, Dom Adélio emocionou os presentes: “Agradeço a Deus por em minha caminhada me fazer aceitar a pobreza de minha vida e o meu serviço limitado à Igreja. Poder acolher os pobres e caminhar na terra a fazer o bem. Que Ele, o Pastor de todos nós, faça-nos um só coração, pois Deus sempre ascendeu em meu coração com visões do futuro, que como diz O Papa Emérito Bento XVI – o futuro é e sempre será Cristo. Tudo a Deus e a vocês, Igreja, pois uma vez pai sempre pai. Que o Senhor vos abençoe filhos e filhas.”

HISTÓRIA DE VIDA

Adélio Giuseppe Tomasin, filho de Santo Tomasin e Marina Galesso, nasceu em Montegaldella, província de Vicenza, na Itália, aos  27 de abril de 1930. Foi ordenado padre em 26 de março de 1955, quando assumiu a Reitoria da Casa de Formação Roncá em Verona naquele mesmo país. Também desenvolveu atividades pastorais no Uruguai, Espanha, Nigéria e Reino Unido.

Sua história com o Brasil começa em 1962 quando funda o Centro Social Padre João Calábria na cidade de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, voltando a residir no país na mesma cidade e ocupando o cargo de Diretor da instituição que ajudara a fundar.

Foi nomeado como Bispo em 16 de março de 1988 por Decreto Papal do Papa João Paulo II, para Bispo Diocesano de Quixadá, cidade que acolheu como sua morada e canteiro de diversas obras de cunho religioso e social, dentre elas a construção do Santuário Nossa Senhora Rainha do Sertão, a construção do novo Hospital Maternidade Jesus Maria José e a fundação da Faculdade Católica Rainha do Sertão. Em 03 de janeiro de 2007 envia ao Papa Bento XVI sua Carta de Renúncia por idade ao Governo Pastoral Diocesano.


Compartilha:

Veja Mais