Bispo Emérito e grande benfeitor de Quixadá, Dom Adélio Tomasin, chega aos seus 87 anos de idade. 

Nesta quinta-feira, 27, o Bispo Emérito e grande benfeitor de Quixadá, Dom Adélio Tomasin, chega aos seus 87 anos de idade. Uma trajetória de vida marcada pelo serviço à Igreja Católica e ao próximo.

Em 2013, durante Celebração Escarística Comemorativa  do Jubileu de Prata de sua Sagração Episcopal, Dom Adélio emocionou os presentes: “Agradeço a Deus por em minha caminhada me fazer aceitar a pobreza de minha vida e o meu serviço limitado à Igreja. Poder acolher os pobres e caminhar na terra a fazer o bem. Que Ele, o Pastor de todos nós, faça-nos um só coração, pois Deus sempre ascendeu em meu coração com visões do futuro, que como diz O Papa Emérito Bento XVI – o futuro é e sempre será Cristo. Tudo a Deus e a vocês, Igreja, pois uma vez pai sempre pai. Que o Senhor vos abençoe filhos e filhas.”

HISTÓRIA DE VIDA

Adélio Giuseppe Tomasin, filho de Santo Tomasin e Marina Galesso, nasceu em Montegaldella, província de Vicenza, na Itália, aos  27 de abril de 1930. Foi ordenado padre em 26 de março de 1955, quando assumiu a Reitoria da Casa de Formação Roncá em Verona naquele mesmo país. Também desenvolveu atividades pastorais no Uruguai, Espanha, Nigéria e Reino Unido.

Sua história com o Brasil começa em 1962 quando funda o Centro Social Padre João Calábria na cidade de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, voltando a residir no país na mesma cidade e ocupando o cargo de Diretor da instituição que ajudara a fundar.

Foi nomeado como Bispo em 16 de março de 1988 por Decreto Papal do Papa João Paulo II, para Bispo Diocesano de Quixadá, cidade que acolheu como sua morada e canteiro de diversas obras de cunho religioso e social, dentre elas a construção do Santuário Nossa Senhora Rainha do Sertão, a construção do novo Hospital Maternidade Jesus Maria José e a fundação da Faculdade Católica Rainha do Sertão. Em 03 de janeiro de 2007 envia ao Papa Bento XVI sua Carta de Renúncia por idade ao Governo Pastoral Diocesano.


Site desenvolvido por Agência Clig