Desfile cívico em Quixadá é marcado por clima de paz, patriotismo e protestos

Desfile em Quixadá.

O tradicional desfile cívico realizado em Quixadá no dia 07 de setembro aconteceu em clima de paz e segurança. Centenas de cidadãos se enfileiraram ao longo da Avenida Plácido Castelo e Rua Epitácio Pessoa – onde o desfile aconteceu -, para acompanhar de perto as mensagens de patriotismo levadas pelas instituições que participaram do ato. Também teve protestos.

Em sua palavra inicial, o prefeito Ilário Marques cumprimentou autoridades e populares e disse se sentir honrado em participar da cerimônia cívica em Quixadá. Pediu que todos renovassem o orgulho pelo Brasil e que lutassem por um país mais justo, inclusivo e livre da pobreza.

O desfile teve início com a apresentação do 9º Batalhão de Polícia Militar, que arrancou muitos aplausos da assistência. O Coronel Calixto assistiu tudo do palco principal, ao lado do prefeito, do vice-prefeito, secretários municipais e vereadores. Obedecendo à tradição militar, foi ele quem autorizou o início da parada.

Depois da passagem do 9º BPM, as escolas, entidades sindicais e sociedade civil organizada desfilaram com suas mensagens de patriotismo e apresentação de valores. O Lions Clube, a Maçonaria e o Sindicato dos Servidores Públicos aproveitaram a oportunidade para mostrar suas bandeiras, seus valores e suas lutas. Houve protesto contra atitudes do governo Temer e de seus apoiadores. Fotos do senador Eunício Oliveira, do Deputado Danilo Forte e de outros políticos eram apresentadas junto com a palavra “golpistas”.

Aprovados em concurso durante protesto no desfile cívico de Quixadá. (Foto: Valdecir Costa)

Os aprovados no concurso público da prefeitura de Quixadá, realizado em 2016, também organizaram um protesto. Embora seu ato não fizesse parte da programação oficial do desfile, receberam a oportunidade de se manifestar na área reservada às escolas. Indagado sobre o assunto, o prefeito Ilário Marques determinou que eles fossem acolhidos na avenida principal, de modo que pudessem fazer seu protesto com tranquilidade. Por alguns minutos, cerca de 20 pessoas pararam na frente do palco principal, onde o prefeito estava, e entoaram palavras de ordem tais como “concursados na rua, prefeito a culpa é sua”. Receberam saudações e aplausos do chefe do executivo que, posteriormente, comentou com membros da imprensa local que a atitude dos aprovados foi decente e respeitosa.

A cobertura da maior parte dos desfiles você pode assistir no vídeo a seguir: 


Compartilha:

Veja Mais