Democratização e acesso à educação: Professora em Quixadá desenvolve projeto gratuito durante a pandemia

Democratização e acesso à educação: Professora em Quixadá desenvolve projeto gratuito durante a pandemia.

A professora Emília Parente (28) pertence à rede pública estadual de educação, é coordenadora pedagógica da Escola Abraão Baquit, situada no bairro Campo Novo, em Quixadá, atua também na rede privada, inclusive no ramo de preparação para concursos públicos e ENEM. Ela é graduada em Letras/Português, Especialista em Gestão Escolar e Mestre em História e Letras pela Universidade Estadual do Ceará. É cidadã do município vizinho, Banabuiú-Ce, mas desde 2012 reside e contribui com a educação quixadaense.

O projeto “Redação na Comunidade” é realizado há mais de 5 anos pela Escola Abraão Baquit, em suas três extensões de matrícula, a saber: Campo Novo, Cipó dos Anjos e Juatama. A ação, aberta ao público em geral e gratuita, visa a preparação de exames que exigem a escrita como critério de classificação. Como fruto do projeto, em 2019, um aluno da escola conquistou 980 pontos na redação do ENEM e tantos outros já conquistaram vagas em outras seleções.

Turma presencial do “Redação na Comunidade”, antes da pandemia.

Com o atual cenário de pandemia, o projeto tem caminhado via lives, que contam com a participação de professores e alunos, em suas redes sociais (@profparente), bem como a criação de um Canal caseiro no YouTube (Prof Parente), o qual foi idealizado e disponibilizado nesse período como forma de garantir o acesso aos conteúdos de Língua Portuguesa, Redação e Atualidades.

Produção das videoaulas em casa, com auxílio do companheiro, Vanderson Diniz, e a presença do filho, João Miguel.

“Acredito que a educação é a ferramenta mais potente para a transformação social. Os professores, nesse período, têm ressignificado a prática docente em prol da aprendizagem. O que eu faço ainda é muito pouco diante das reais necessidades e sede por equidade. Precisamos ver mais jovens inseridos nas universidades desse país e ocupando espaços que outrora foram designados somente a uma elite. A região do sertão central conta com grandes profissionais da educação que inspiram, diariamente, jovens que precisam de uma palavra de incentivo e perspectiva de futuro. É gratificante assistir ao sucesso de nossos alunos e contribuir com uma sociedade mais justa”, afirma Emília Parente.


Compartilha:

Veja Mais