De violência doméstica a formação de quadrilha e extorsão: Empresário que me acusa é réu em dezenas de processos, diz Ilário

Da esquerda para a direita: Ilário Marques e Ernani Teles.

O prefeito de Quixadá, Ilário Marques, afastado do cargo por decisão do desembargador Lincoln Machado, do Tribunal de Justiça do Estado, concedeu entrevista na manhã desta terça-feira (21) ao radialista Luciano Ribeiro, no programa Ceará News,  para falar sobre as denúncias feitas pelo empresário Ernani Teles Castro Junior, proprietário da empresa DFL Serviços de Limpeza Urbana e Meio Ambiente LTDA ME.

Na oportunidade, Ilário refutou as acusações, lamentou não ter sido ouvido em nenhum momento antes do seu afastamento e disse que está tranquilo quanto ao desfecho do assunto junto ao TJ-CE.

Ilário Marques revelou, também, que seu acusador, Ernani Teles Castro Junior, é citado como réu em 20 processos que tramitam na justiça, inclusive com antecedentes de tentativa de extorsão a prefeito, a mesma acusação que Ilário atribui a ele. As acusações contra o empresário, nas esferas cível e criminal, são as seguintes, conforme Ilário Marques coletou junto às comarcas de diversos municípios no Ceará e no Rio Grande do Norte:

ESFERA CRIMINAL:
Formação Quadrilha ou bando (Vara Única de Goianinhha – RN).
Crimes de lavagem de dinheiro ou ocultação de bens, direitos ou valores (Vara Única de Goianinhha – RN).
Inquérito policial sobre crimes da Lei de Licitações (Vara Única de Goianinhha – RN).
Peculato (Vara Única de Goianinhha – RN).
Violência Doméstica Contra a Mulher (2ª Vara de Macaíba)
Carta precatória criminal (16ª Vara Criminal de Natal – RN)
Crimes da Lei de licitações (Vara única de Tanará – RN) 2018
Crimes da Lei de licitações (Vara única de Tanará – RN) 2017
Crimes da Lei de licitações (Vara única de Tanará – RN) 2018
Extorsão (10ª Vara Criminal de Natal – RN)
Corrupção passiva (3ª Vara de Caicó – RN)

ESFERA CÍVEL
Improbidade administrativa (2ª Vara de Ceará Mirim)
Dano ao erário público (3ª Vara de Ceará Mirim)
Violação a princípios administrativos (Vara Única de Goianinhha – RN).
Ação monitória, cobrança judicial de dívidas. (Vara Única de Goianinhha – RN).
Violação a princípios administrativos (2ª Vara de Nova Cruz)
Enriquecimento ilícito (2ª Vara de Nova Cruz)
Violação a princípios administrativos (1ª Vara de Nova Cruz)
Busca e apreensão (1ª Vara de Iguatu)
Improbidade administrativa (1ª vara de Assu – RN)

Alguns dos processos em que o empresário é réu, conforme catalogado por Ilário Marques.

AMEAÇA À VIDA

Ilário Marques ainda revelou que teria recebido ameaças contra a sua vida por parte do empresário e que levou ao Ministério Público denúncias das tentativas de extorsão contra o município de Quixadá, porém, suas denúncias não foram investigadas.

“Ele (o empresário) insinuou tudo isso. Eu não fui ouvido, nenhum secretário foi ouvido, do lado da empresa que ele acusa também ninguém foi ouvido, e tudo isso chegou sigilosamente às mãos do desembargador como uma linha de coerência de que havia fortes indícios da prática de  desvio de recursos públicos em Quixadá. Só se fala em suposições, e aí o desembargador (Francisco Lincoln Araújo e Silva), no meu ponto de vista, foi induzido a proceder com o meu afastamento para fazer a investigação”, disse Ilário em sua entrevista.

“Afastar sem me ouvir, afastar sem uma outra opinião, sem uma outra informação? Eu me sinto perseguido pelo promotor Marcelo Cochrane em Quixadá. Eu não tenho medo de investigação. Querem quebrar meu sigilo bancário? Ótimo. Querem quebrar meu sigilo fiscal? Tudo bem. Não tenho nada contra isso. Faz um procedimento sem ouvir a outra parte, traz a PROCAP, tudo pronto para fazer uma denúncia como se tivesse um escândalo? Ok, quer fazer busca e apreensão, faça. É constrangedor, dói para as pessoas que não tem nada errado, mas faça; investigar tudo bem, mas escute primeiro a outra versão, porque se tivesse me escutado, se tivesse escutado a outra empresa, se tivesse duvidado minimamente da palavra do empresário acusador, já não teria feito nada disto”, disse Ilário.

DEFESA

Ilário informou que nesta quarta-feira (22), concluirá a entrega de sua defesa ao Tribunal de Justiça do Ceará. “Minha expectativa é de que essa injustiça seja corrigida”, conclui.

ESCUTE A ÍNTEGRA DA ENTREVISTA DE ILÁRIO:

ESPAÇO PUBLICITÁRIO

Compartilha:

Veja Mais