Com o Ceará prestes a começar vacinação contra covid, Ricardo Silveira demite maioria das enfermeiras vacinadoras

Ricardo Silveira, prefeito de Quixadá.

O Brasil está prestes a começar a vacinação contra a covid-19. Hoje, o Ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, anunciou que Estados e Municípios começarão a receber as doses na próxima quarta-feira (20).

A Secretaria da Saúde do Ceará e a área de logística do Governo do Estado fazem reunião emergencial na noite deste domingo, 17, para definir o plano de vacinação do Ceará. O lote de vacinas para o Estado deve ser liberado já na segunda-feira (18).

Em Quixadá, no Sertão Central, o prefeito Ricardo Silveira, que é médico, demitiu a maioria das técnicas de enfermagem vacinadoras do município. Até dezembro de 2020, cada um dos 7 postos de saúde da sede contava com profissionais habilitadas para realizar o serviço. O novo prefeito demitiu cinco dessas profissionais e, agora, apenas os postos dos bairros Alto São Francisco e Centro contam com vacinadoras.

A mudança já é sentida pela população, pois as vacinas são procedimentos corriqueiros para diversas doenças e ficou mais difícil conseguir vacinar com as medidas adotadas até aqui pela nova administração.

Segundo o Plano Nacional de Vacinação do Governo Federal, os municípios ficam responsáveis por montar a logística de aplicação das doses, após receberem os lotes dos Estados.

Em 17 dias de governo, com o número de novos casos da covid aumentando drasticamente no município, a prefeitura local ainda não forneceu qualquer orientação prática sobre o combate à doença, restringindo-se apenas a anunciar a formação de um comitê de enfrentamento ao vírus.


Compartilha:

Veja Mais