Com apoio da Prefeitura de Quixadá, festival reunirá no Sertão Central grandes nomes do mundo fotográfico

Quixadá, CE. (Foto: Lutero Rômulo)

Os refletores da fotografia estarão focados no interior do Ceará neste mês de Junho durante a segunda edição do QXAS, que abordará o tema “Outros mundos, outros Sertões” em programação trazendo grandes nomes da fotografia nacional.

Com homenagens a ícones da fotografia brasileira como Nair Benedicto (SP) e José Albano (CE), a segunda edição do QXAS – Festival de Fotografia do Sertão Central recoloca o interior cearense no mapa da fotografia, ocupando um espaço de afeto e reconhecimento no meio da fotografia, promovendo aprendizados, perspectivas e encontros entre principiantes e consagrados mestres da fotografia brasileira nas cidades de Quixadá e Quixeramobim.

Prova deste reconhecimento já em sua segunda edição foi o resultado da Convocatória aberta pelo festival para construir a exposição “Outros mundos, outros sertões”. Com 220 inscrições de mais de 20 estados brasileiros, além do exterior (Uruguai, Portugal e Austrália), os curadores analisaram mais de 900 fotos para chegar aos 36 selecionados. Os cearenses Iana Soares, Patrícia Veloso e Silas de Paula foram os responsáveis pela seleção de fotos que ilustrarão um espaço no Memorial Antônio Conselheiro em Quixeramobim, com olhares de 24 nordestinos (sendo 11 cearenses), de 11 estados diferentes.

Com programação rica e diversificada durante os cinco dias de evento, o QXAS promoverá workshops, oficinas, palestras, vivências, rodas de conversas, leituras de portfólio, exposições e festas. Toda a programação é gratuita, com exceção dos workshops, que terão nomes como César Barreto (RJ), Ed Viggiani (SP), e Maíra Ortins (CE) e Nair Benedicto (SP) ministrando ricos momentos de formação durante o Festival com participação via inscrição de valor acessível em www.sympla.com.br/festivalqxas .

Em 2019, fotógrafos, curadores e críticos de arte se dedicarão ao aprofundamento de questões sobre linguagem e estética durante o II QXAS, nessa experiência coletiva de afirmação das identidades dos fotógrafos. Convidados do evento, Maurício Pokemon (PI) e Miguel Chikaoka (PA) se juntarão aos cearenses Angela Morais, Dois Vetim, Emi Teixeira, Fernando Jorge, Igor Cavalcante, Gandhi Guimarães, Gustavo Costa, Tibico Brasil, Pablo Pinheiro e Rubens Venâncio neste grande núcleo de formação gerado pelo QXAS, que leva a democratização do acesso a oportunidades renovação de conhecimentos e formação de fotógrafos, além de estimular novos olhares sobre o Sertão, tanto nas cidades de Quixadá e Quixeramobim, quanto em outras localidades e municípios vizinhos.

A segunda edição do QXAS – Festival de Fotografia do Sertão Central conta com apoio cultural da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará através da Casa de Saberes Cego Aderaldo, da Prefeitura Municipal de Quixadá e Prefeitura Municipal de Quixeramobim, através de suas Secretarias de Cultura e de Educação, patrocínio do Banco do Nordeste, apoio do Sistema de Comunicação Campo Maior, sendo uma realização do Instituto da Fotografia – IFOTO e da AnimaCult Gestão e Produção.

Fonte: Assessoria de Imprensa do II QXAS
SERVIÇO:
II QXAS – FESTIVAL DE FOTOGRAFIA DO SERTÃO CENTRAL
18 a 22 de junho de 2019 | Quixeramobim e Quixadá
Inscrições para workshops: www.sympla.com.br/festivalqxas


Compartilha:

Veja Mais