Banner do evento.

Nos dias 12 e 13 de dezembro, a Secretaria de Cultura Artística (SECULT-ARTE) da Universidade Federal do Ceará promove, no município de Quixadá, a quarta edição do Circuito UFC-Arte no Interior. Essa edição é realizada em parceria com a Casa de Saberes Cego Aderaldo e o Campus da UFC em Quixadá. Participam da programação projetos das áreas de teatro, música, circo, cultura afro-brasileira e design digital.

As inscrições para as atividades seguem até o dia 12, através de formulários eletrônicos disponíveis no site da SECULT-ARTE. Todas as atividades são gratuitas e abertas para estudantes de escolas e universidades da região, bem como para a comunidade em geral.

ABERTURA – A abertura oficial do Circuito UFC-Arte no Interior em Quixadá será no dia 12, às 20h, na Praça José de Barros, com a apresentação dos espetáculos Currais e Milagreiros, da companhia de dança Rastro, de Quixadá.

OFICINAS – Nos dois dias da programação, as oficinas se concentrarão nos espaços da Casa de Saberes Cego Aderaldo. A oficina Macramê para Iniciantes, ministrada pela Profª Diana Medina, será realizada no dia 12, das 14h às 17h, e tem o objetivo de ensinar pontos básicos e combinações entre eles. O macramê é uma técnica de tecelagem manual que utiliza apenas nós. No final cada participante fará um colar.

Também no dia 12, o grupo Afrotons dará início à oficina Memórias Afromusicais, com o propósito de promover a difusão de conhecimento artístico e cultural sobre as relações entre musicalidade, MPB e religiões afro-brasileiras. Será realizada para uma turma de até 25 pessoas, em dois turnos: na tarde do dia 12, das 14h às 17h, e na manhã do dia 13, das 9h às 12h, no auditório da Casa de Saberes Cego Aderaldo.

No dia 13, a programação continua com a oficina Jogos Teatrais para Crianças, ministrada pelo grupo Ateliê, do IPREDE, e as oficinas Jogos para a Educação Musical – Lecto-Escrita e Experimentando a Música Corporal: Visualizando os Sons do Corpo, ambas realizadas pelo projeto Cantarolando, do Campus da UFC em Sobral. E para o público infantil será realizada a atividade Contação de História: Vestido de Sonhos, com Alexandre Rampazo.

ENCERRAMENTO – Para encerrar a programação, no dia 13, será apresentado o espetáculo A incrível, a estupenda, a maravilhosa dupla dinâmica de dois, da Cia. Lamparim de Circo e Teatro, de Quixeramobim, e um musical em homenagem a Dominguinhos, do projeto Cantarolando. A programação começa às 19h, na Praça do Leão, em frente à Casa de Saberes Cego Aderaldo.

Na programação também constam uma feira com trabalhos de artesãos de Quixadá e duas exposições realizadas pelos projetos Olha pro Céu Meu Amor e Hello, Arduíno, ambos do Curso de Design Digital, do Campus da UFC em Quixadá.

Esta edição encerra a programação de 2018 e as atividades do projeto serão retomadas em fevereiro de 2019. O Circuito UFC-Arte no Interior é uma iniciativa da SECULT-ARTE, em parceria com a Fundação de Apoio a Serviços Técnicos, Ensino e Fomento e de Pesquisas (FASTEF). Todos os projetos foram selecionados através de edital para circulação dos projetos apoiados pelo Programa de Promoção à Cultura Artística (PPCA), também conhecido como Bolsa-Arte.

Fonte: Secretaria de Cultura Artística (SECULT-ARTE) da UFC. 


Site desenvolvido por Agência Clig