Cedro, Pedras Brancas, Arrojado Lisboa e a Barragem de Quixeramobim – Como estão estes açudes do Sertão Central?

Arrojado Lisboa acumula  6.980.000 m³ d’água.

ARROJADO LISBOA

O Açude Arrojado Lisboa, em Banabuiú, considerado o terceiro maior açude do Ceará, acumula 6.980.000 m³ d’água, segundo a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme).

O reservatório está com uma cota de 101.19 m. O volume alcança as comportas quando chega a 134 m, o que significa que faltam apenas 32.81 m para isto acontecer. Dependendo das próximas precipitações neste período final da quadra chuvosa no Estado, o reservatório pode até sangrar.

BARRAGEM DE QUIXERAMOBIM

Com as chuvas desta semana, a Barragem de Quixeramobim teve um aumento de 5 cm em seu nível e hoje está a 13 cm de alcançar a cota de sangria. Há nove anos os quixeramobienses não veem o reservatório verter água, o que pode acontecer ainda neste mês de maio, dependendo das próximas precipitações.

Barragem de Quixeramobim a apenas 13 cm da sangria.

PEDRAS BRANCAS

O açude Pedras Brancas é um dos mais importantes do Sertão Central. O reservatório abastece os municípios de Quixadá e Quixeramobim. Se durante o mês de março – quando são esperadas as maiores chuvas da quadra invernosa no Ceará -, não houve nenhuma recarga e, na verdade, houve redução de volume, os meses de abril e maio compensaram.

Pedras Brancas abastece Quixadá e Quixeramobim.

O reservatório saiu de pouco mais de 4.39% do seu volume total no início de abril para pouco mais de 15%. O acúmulo representa, segundo a Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh), segurança hídrica para todo o ano de 2018.

AÇUDE CEDRO

O centenário reservatório, cartão postal do município de Quixadá, já acumulou mais de 2 metros d’água com as chuvas de abril e maio, o que é muito, considerando que estava completamente seco no mês de março. A dificuldade para o Cedro acumular água vem, principalmente, da grande quantidade de pequenos reservatórios ao longo de seus afluentes.

Açude Cedro, em Quixadá.

De quinta-feira, 17, para esta sexta-feira, 18, o pluviômetro da Fundação Cearense de Meteorologia instalado no Cedro registrou chuva de 34.8 mm.

ESPAÇO PUBLICITÁRIO

Compartilha:

Veja Mais