CARDIOLOGISTA NO BAIRRO: Postos de Saúde em Quixadá passarão a oferecer atendimento especializado em cardiologia

A Prefeitura de Quixadá iniciou na manhã desta sexta-feira, 05, o programa “Cardiologista no Bairro”. A ação consiste em atendimento médico especializado na área de cardiologia em todas as Unidades Básicas de Saúde. Os primeiros atendimentos foram realizados na Unidade Básica de Saúde do Bairro Campo Velho.

Conforme explicou a prefeitura, o agendamento será feito pela própria equipe do Programa Estratégia Saúde da Família (ESF) e os pacientes serão orientados a comparecer à Unidade de Saúde um dia antes da consulta para a realização de exames de eletrocardiograma.

A Secretária de Saúde, Juliana Câmara, afirma que o programa “Cardiologista do Bairro” integra uma série de iniciativas que buscam o fortalecimento da atenção primária em Quixadá. A ação é importante porque, entre as principais causas de morte em Quixadá, estão a doenças do aparelho circulatório. “Temos que fazer gestão de saúde a partir de dados estratégicos e assim traçar um plano para cuidar melhor os nossos usuários”, disse.

Já o médico cardiologista, Dr. Luiz Fabiano,  classifica a ação como pioneira e enaltece a iniciativa da gestão. Ele explica que o programa tem duração de médio e longo prazo e que estará nas unidades de saúde diagnosticando e tratando as doenças cardiovasculares.

A diretora da Policlínica de Quixadá, Ivonete Dutra, afirma que o novo serviço implantado pelo município é muito importante.  Ivonete relembra que o prefeito de Quixadá, Ilário Marques, é presidente do Consórcio Regional de Saúde, e revela que ele está encaminhando a licitação para aquisição de novos equipamentos para o setor de cardiologia da instituição, tais como teste ergométrico e aparelhos que permitem o Monitoramento Ambulatorial da Pressão Arterial (MAPA).

*Com informações da ASCOM/Prefeitura de Quixadá


Compartilha:

Veja Mais