Campus do IFCE Quixadá promove curso de libras para profissionais da saúde

A partir do dia 7 de novembro, o campus de Quixadá do IFCE realizará o Curso de Formação Continuada (FIC) de Libras em Saúde. As aulas serão ministradas pelo professor Alysson Saraiva sempre às quintas-feiras, das 13h30 às 15h30, no próprio campus. O curso será dividido em dois módulos.

São 30 vagas (sendo 25 para a comunidade externa e 5 para o servidores do campus), cujos requisitos a cumprir são: ser profissional ou estudante (de cursos de nível superior) de áreas da saúde.

As inscrições devem ser feitas entre os dias 31 de outubro e 4 de novembro, neste link. A confirmação de matrícula será feita com a entrega da documentação no Napne, pelo aluno, até o dia 4 de novembro, e o resultado dos selecionados será divulgado no dia 5 de novembro, no portal do IFCE.

O professor Alysson explica que o curso irá capacitar profissionais de saúde para que eles possam atender aos surdos de modo adequado, com capacidade de se comunicar, e também conhecer a cultura surda, “a maioria dos profissionais de saúde não sabe Libras, o que dificulta o atendimento médico”.

O decreto 5.626, de 2005, determina que o “atendimento às pessoas surdas ou com deficiência auditiva na rede de serviços do SUS e das empresas que detêm concessão ou permissão de serviços públicos de assistência à saúde (seja feito) por profissionais capacitados para o uso de Libras ou para sua tradução e interpretação”. Além disso, o decreto prevê também o apoio à capacitação e formação de profissionais da rede de serviços do SUS para o uso de Libras e sua tradução e interpretação.

Confira o edital completo aqui

Documentos (para matrícula):

– Foto 3×4

– Documento de identificação com foto (original e cópia)

– CPF (original e cópia)

– Comprovante de endereço com CEP (original e cópia)

– Comprovante de escolaridade (certificado ou diploma de conclusão de curso na área de saúde ou declaração de que está cursando, ou certificado de conclusão do Ensino Médio)


Site desenvolvido por Agência Clig