Banabuiú calcula em R$ 2,5 milhões economia extra gerada com o carnaval 2019

Banabuiú registra recorde de público com um dos maiores carnavais da história

Se é verdade a tradição de que, no Brasil, o ano só começa após o Carnaval, passado as festas do período, há uma certeza: nada, absolutamente nada poderá ser capaz de descrever a grandiosidade da festa organizada pelo município de Banabuiú em 2019. Um fato que reafirma uma tradição que cresce e se consolida a cada ano, de que o Banabuiú é um dos maiores (senão o maior) carnaval do interior do Estado.

A folia fez da cidade distante 220 km da Capital, mais uma vez reconhecida no Estado pelo potencial turístico e econômico no período. De acordo com os organizadores, os números dão a dimensão desse retorno: foram mais de R$ 2,5 milhões em economia extra gerada na cidade por meio da atração. Os números foram levantados pela Secretaria de Cultura, Turismo, Indústria e Comércio de Banabuiú.

Para o prefeito de Banabuiú, Edinho Nobre, muito mais do que um carnaval, a festa representa um período importante para a cidade. Ele usa os números do balanço da festa para justificar. “O que nós sempre fizemos foi um investimento. Temos sempre a certeza de que o Banabuiú lota no carnaval, e isso só é possível porque somos uma gestão feita por gente dessa terra, que respeita nossa história, nossas tradições, e o resultado é esse sucesso”, afirma Edinho.

O dinheiro que chegou na cidade cria a base de uma economia fortalecida para o período, que engata junto à páscoa, fortalecendo de modo geral o comércio. O resultado dos valores se dá a partir do público que compareceu à cidade nos quatro dias de festa: cerca de 120 mil pessoas nos quatro dias. Imagens divulgadas pela Prefeitura de Banabuiú certificaram na última semana a dimensão do que é o carnaval do município.

E as boas notícias não se restringem apenas ao público e a economia. De acordo com a Polícia Militar, este foi um dos carnavais mais tranquilos que a cidade já teve. Mesmo com a crescente onda de crimes que se potencializaram pelo Estado, em Banabuiú o resultado foi bem diferente. Apenas registros pontuais de ocorrências marcaram a festa.

O resultado de todo esse balanço, tem feito o município de Banabuiú cada vez mais confiante de que, 2019, foi um ano para ficar na história, com um dos maiores eventos que a atual gestão já promoveu. Turistas de cidades da região, da Capital e até do Litoral estiveram presentes. Hotéis e pousadas registraram uma lotação recorde em seus quartos e suítes. A volta da Folia no Rio Banabuiú, que deu ao longo da história o nome que batiza a festa, Carnaval das Águas, ajudou sobremaneira os resultados tão expressivos.

“Eu estou muito feliz. Fizemos uma festa com tranquilidade, bonita, onde nossa gente se divertiu, onde o comerciante saiu ganhando. Eu não tenho dúvidas que sempre vamos poder melhorar, mas  nada vai poder me provar o contrário de que o Banabuiú foi o principal carnaval de interior em 2019”, declarou Edinho Nobre.


Compartilha:

Veja Mais