Arte, talento, fé e tradição marcam XV edição do Festival do Feijão de Cipó dos Anjos

Grupo junino durante Festival do Feijão, em Quixadá.

Em 2017 o Festival do Feijão do Distrito de Cipó dos Anjos, em Quixadá, completou 15 anos com uma festa pra lá de especial. Entre os dias 14 e 15 de julho o pacato povoado se transformou em um dos principais destinos da Terra dos Monólitos.

“O momento foi de agradecer a Deus pelas chuvas e a boa colheita, principalmente do feijão”, disse o agricultor Eduardo Bezerra, da localidade de Lagoa do Serrote, que durante a celebração católica no final da tarde da sexta-feira, 14, repetiu o rito praticado por ele há mais de uma década, de levar ao altar um pouco de sua produção do feijão, ali exposta ao lado de outros alimentos símbolos da produção agrícola da região, como jerimum, mel de abelha, e outros.

Agricultor agradece colheita.

Além da oferta de vários serviços, o evento se destacou pela criatividade da comissão organizadora e educadores do Distrito Educacional, que prepararam espaços de interação e entretenimento, a exemplo da brinquedoteca ao ar livre e a Casa do Agricultor, espaço decorativo que retrata um pouco das origens nordestinas. Uma casa de taipa com objetos de época como ferro de passar, lamparina, pote, pilão de madeira, rede armada e nas paredes imagens que representam a fé e a devoção dos sertanejos.

“Casa do agricultor” – Uma reprodução dos elementos que compõem a típica casa do agricultor sertanejo – em exposição no XV Festival do Feijão. (FOTO: Jards Nobre)

Visando fomentar o potencial agrícola do município, o prefeito de Quixadá, Ilário Marques, anunciou no evento que a gestão pública iniciará de forma organizada a discussão para elaboração do Plano Municipal para a Agricultura Familiar, com ações que serão desenvolvidas a partir do próximo inverno.

Alegria marcou evento.

A programação contou também com apresentações de grupos juninos, amostra das potencialidades e talentos locais, desfile para a escolha da rainha do festival, homenagens, show de forró e a marcante  presença do Grupo de Reisado Boi Coração, da comunidade de Boa Água. (com informações da ASCOM/Prefeitura Municipal)


Compartilha:

Veja Mais