Arquivo municipal de Quixadá é reorganizado, mas muitos documentos importantes se perderam

O respeito à própria história, mostrado através da conservação de memórias, é um aspecto importante das sociedades com forte senso de identidade.

Nos últimos anos, porém, o TRATAMENTO CRIMINOSO dispensado a documentos públicos com mais de cem anos de idade, amontoados feito lixo em salas escuras e úmidas, entregues ao descaso e à destruição, foi praticado sem limite algum pelos gestores da prefeitura.

Papéis datados (pasmem!) do início do século XX foram encontrados durante uma operação de reorganização do arquivo municipal. O absurdo deixou historiadores embasbacados.

Além de documentos históricos, livros, fotografias e outra farta leva de materiais de interesse público, registros importantes acerca do funcionalismo público também estavam entregues para serem consumidos pelo tempo, feito lixo sem destinação. Um crime, sem dúvidas, que a atual gestão pretende denunciar à Justiça.

Parte do material foi salvo, mas outra parte está além de recuperação, tendo sido perdida.  Erinalda Martins, que coordenou parte do trabalho de recuperação do arquivo, disse ao Diário de Quixadá: “Muitas pastas de servidores foram extraviadas. Eles terão dificuldades para comprovarem seu tempo de serviço. Registramos tudo com fotos e vamos acionar a justiça para punir os responsáveis.”

O arquivo municipal continua no mesmo local, no prédio da antiga Oficina do Forró, na Rua Juscelino Kubitschek, no Alto São Francisco. O próximo passo, d acordo com Erinalda, é separar os documentos por assunto e promover a digitalização dos mais importantes.

Compartilha:

Veja Mais