Antigo galpão da RFFSA em Quixadá deverá ser transformado em cineteatro

Galpão da RFFSA em Quixadá. (Foto: Alex Pimentel)

Um dos galpões do antigo complexo da Rede Ferroviária Federal Sociedade Anônima (RFFSA) que formavam a estação ferroviária de Quixadá, no Sertão Central, deverá ser transformado em breve num Cineteatro. A ideia inicial do prefeito Ilário Marques é que o local abrigue múltiplas atividades artísticas, tais como dança, música, teatro, conferências, cinema, e outras.

Para que isto aconteça, o prédio deverá passar por uma completa reestruturação, preservando sua arquitetura de época, mas recebendo melhorias modernizadoras. O projeto já foi encomendado.

Nesta semana, o poder executivo quixadaense recebeu as chaves do local, que estava sob a guarda do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), tornando-se o novo responsável por conduzir os destinos do espaço.

Galpão da RFFSA em Quixadá.

O outro prédio do complexo, localizado bem ao lado da Praça José Marques – e que, inclusive, chegou a abrigar a Academia Quixadaense de Letras -, também ficará sob a responsabilidade da prefeitura, que determinará o modo como será utilizado. De acordo com o Secretário de Cultura, Audênio Moraes, várias ideias estão sendo estudadas para o local, que poderá abrigar, dentre outras coisas, um centro de referência tecnológica, ou mesmo as secretarias de turismo e de cultura. Não há, porém, nada decidido ainda sobre o destino do prédio histórico. O certo é que, independente da ideia que seja executada, os dias de abandono e desuso estão prestes a chegar ao fim.


Compartilha:

Veja Mais