Alto São Francisco é o bairro com maior número de casos confirmados de covid-19 em Quixadá

Bairro Alto São Francisco, em Quixadá. (Mapa: Google Maps)

A Secretaria de Saúde de Quixadá divulgou, na noite desta segunda-feira, 25, boletim epidemiológico apontando que o município possui 599 casos confirmados de coronavírus. Destes, 293 pacientes já estão recuperados, 268 permanecem em isolamento domiciliar e 20 estão internados.

O bairro Alto São Francisco lidera a lista de lugares com maior número de infecções confirmadas. São 68 pessoas que desenvolveram a covid-19. Na sequência vem o bairro Campo Velho, com 66 casos e, depois, o Centro, com 61.

Vale ressaltar que, no bairro Alto São Francisco, tipicamente residencial, é grande o número daqueles que desafiam a força do contágio do coronavírus e permanecem nas calçadas, conversando em grupos, ou mesmo em pontos comerciais. O mesmo acontece nos demais. Embora a população cobre mais fiscalização nos bairros, a realidade que se impõe é que não há efetivo para fiscalizar todo mundo o tempo todo.

O momento exige conscientização de todos e reconhecimento de que há um vírus perigoso se espalhando, para o qual ainda não existe vacina e cura. Não obstante o número dos que necessitam de internação seja pequeno em comparação com o número de infectados, o vírus joga uma espécie de roleta russa com toda a população. Nunca se sabe quem é o próximo a desenvolver sintomas graves, necessitar de UTI e, no pior cenário, até perder a vida.

Motivos sobram para que a população respeite o isolamento social, não apenas no Centro, que era o principal vetor de transmissão antes das restrições mais severas de circulação, mas em todos os bairros. Ou a consciência popular reconhece a seriedade do assunto ou, infelizmente, ainda conheceremos muitas outras histórias tristes de luto e dor.

Veja a distribuição dos casos confirmados por bairros e distritos:

Alto São Francisco: 68
Baviera: 16
Boto: 03
Combate: 12
Campo Novo: 42
Campo Velho: 66
Carrascal: 28
Cedro: 05
Centro: 61
Cohab: 05
Curicaca: 02
Herval: 08
Irajá: 08
Jardim dos Monólitos: 05
Lagoa: 08
Monte Alegre: 02
Planalto Jerusalém: 11
Planalto Renascer: 35
Planalto Universitário: 16
Putiu: 43
Residencial Rachel de Queiroz: 30
Rodoviária: 35
São João: 16
Triângulo: 16
São João dos Pompeus: 01
Cipó dos Anjos: 04
Custódio: 04
Várzea da Onça (Vila Rica): 02
Juá: 05
São João dos Queiroz: 03
Jatobá: 05
Juatama: 18
Riacho Verde: 03
Tapuiará: 13
TOTAL: 599.


Compartilha:

Veja Mais