2.015 doses da CoronaVac para 2.007 profissionais de saúde em 10 municípios do Sertão Central

2.015 doses da CoronaVac para 2.007 profissionais de saúde em 10 municípios do Sertão Central.

Os dez municípios que compõem a Regional de Saúde com sede em Quixadá, no Sertão Central, receberam nesta segunda-feira (18), o primeiro lote de vacinas contra a covid-19.

2.015 doses do imunizante CoronaVac, produzido pela farmacêutica chinesa Sinovac, chegaram à noite em Quixadá, de onde foram distribuídas para Banabuiú, Choró, Ibaretama, Ibicuitinga, Milhã, Pedra Branca, Quixeramobim, Senador Pompeu e Solonópole.

Quixadá ficou com dois lotes de 561 doses cada para serem aplicadas, inicialmente, em pessoas dos grupos prioritários definidos pelo Ministério da Saúde. A segunda aplicação ocorre alguns dias depois da primeira.

Os profissionais de saúde que estão na linha de frente do combate ao vírus deveriam ser a prioridade máxima neste momento. Quixadá tem 1.648 profissionais de saúde, e as primeiras doses foram destinadas pelo Governo do Estado à vacinação de pelo menos 34% deles, ou seja, 560 pessoas.

Desde ontem, o prefeito Ricardo Silveira, sempre escoltado por forte aparato midiático, tem aplicado ele mesmo vacinas em várias pessoas. A prefeitura, porém, ainda não divulgou um Plano Operacional de Vacinação e, assim, não é possível determinar quais critérios tem sido seguidos para a escolha daqueles que estão sendo vacinados nas transmissões ao vivo feitas pelo prefeito.

No quadro acima, é possível ver as quantidades de doses distribuídas a cada um dos 10 municípios da Regional de Saúde de Quixadá e quantidade de profissionais de saúde que deverão ser vacinados com as primeiras doses.


Compartilha:

Veja Mais