Três açudes estão prestes a sangrar no Ceará; reservatórios do Sertão Central tem baixo volume

Acaraú Mirim é um dos açudes cearenses que está prestes a sangrar (FOTO: Reprodução/Facebook)

Seis açudes já chegaram em sua capacidade máxima no período chuvoso deste ano. A expectativa é de que mais três açudes sangrem nas próximas semanas. São eles: Acaraú Mirim, São Vicente e Maranguapinho. Outros dois açudes que estão com 90% da capacidade preenchida são Cocó e Tijuquinha, que já sangraram neste período de chuvas mas diminuíram o volume de águas depois disso.

Acaraú Mirim fica localizado no município de Massapê e tem capacidade de 36,7 milhões de metros cúbicos. Nesta segunda-feira, 12, a quantidade de água neste açude atingiu 98,39% de seu volume total. Já São Vicente, localizado em Santana do Acaraú, tem capacidade de 9,84 milhões de metros cúbicos e está com 92% desse contingente preenchido. Com 9,35 metros cúbicos de capacidade, Maranguapinho está com 96,27% do seu volume total.

Entretanto, 112 açudes ainda estão com volume inferior a 30%. O Castanhão, o principal açude do Estado, faz parte dessa estatística. Ele ainda está somente com 3,75% de sua capacidade preenchida. Apesar disso, o açude superou o aporte de águas do ano passado. Além dele, Orós está com volume menor que 10% da capacidade. O segundo maior açude tem potência máxima de 1,94 bilhão de metros cúbicos, mas somente 6,30% está preenchido.

SERTÃO CENTRAL

O volume dos reservatórios no Sertão Central ainda estão baixos. Confira abaixo.

Banabuiú/Banabuiú: 0.44%

Capitão Mor/Pedra Branca: 4.01%

Cedro/Quixadá: 0.89%

Fogareiro/Quixeramobim: 0.24%

Patu/Senador Pompeu: 0.75%

Pedras Brancas/Quixadá: 4.56%

Quixeramobim/Quixeramobim: 0.0%


Compartilha:

Veja Mais