Preocupante: Dez hospitais de Fortaleza têm 100% das UTIs para Covid-19 ocupadas

Média geral de ocupação dos leitos de UTis de Fortaleza apresenta disparo (Foto: Deisa Garcez/Especial para O Povo)

O número de hospitais em Fortaleza que registram 100% de ocupação dos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) por pacientes com Covid-19 mais que dobrou em 24 horas. Conforme balanço divulgado pela Secretaria da Saúde do Estado (Sesa), até segunda-feira, 8, dez unidades de saúde atingiam essa faixa. No domingo, eram quatro hospitais com UTIs lotadas.

Apesar do aumento significativo, o índice vem apresentando variação nos levantamentos oficiais divulgados pela pasta. No início da última semana, por exemplo, quatro unidades de saúde do Município tinham 100% das UTIs ocupadas por pacientes com a doença, número que subiu para sete na sexta-feira, 5, e que no domingo voltou a cair para quatro.

Os hospitais da Capital que iniciaram esta semana atingindo 100% da ocupação de UTis são: Hospital Aldeota, Hospital Maternidade São Vicente de Paulo, Hospital Otoclínica, Hospital Municipal Dr João Elisio de Holanda, Hospital Uniclinic, Hospital São José de Doenças Infecciosas, Santa Casa da Misericórdia de Fortaleza, Hospital São Carlos, Casa de Saúde e Maternidade São Raimundo e Hospital Antônio Prudente.

A média geral de ocupação, que considera o uso dos leitos de UTI de todos os hospitais da Capital, tanto públicos quanto privados, era de 89,53% nesse domingo e agora está em 86, 82%. O maior número de leitos desse porte segue concentrado na ala destinada a adultos, com ocupação de 93,14%.

Já a média geral de leitos de enfermeira ocupados é de 77, 54%, também com maior ocupação registrada naqueles direcionados para atendimento de pessoas na fase adulta (83, 33%). O mesmo índice nas enfermarias infantis da Capital é de 74, 87%.

Devido a alta demanda observada nas unidades de saúde, hospitais públicos e privados de Fortaleza devem aumentar os leitos durante esta semana- para conseguir atender pacientes com a patologia. A informação foi divulgada ainda no último domingo, 7. (Via O Povo)


Compartilha:

Veja Mais