Prefeitura de Quixadá mostra interior do Hospital Eudásio Barroso e desmente boatos e ataques ao equipamento

A prefeitura de Quixadá desmontou, na noite deste domingo, 09, o discurso de setores de oposição política no município ao mostrar em vídeo o interior do Hospital Eudásio Barroso.

O hospital tem sido alvo constante de ataques por parte de militantes políticos de oposição e de pré-candidatos nas eleições de 2020. A alegação é de que o equipamento estaria destruído, deteriorado, e que não serviria mais ao atendimento dos quixadaenses.

No vídeo divulgado pela prefeitura, porém, o que se vê é um hospital que recebeu reformas, modernização em seus instrumentos e ampliação de sua capacidade de atendimento.

Desde 2017, a prefeitura vem investindo no Eudásio Barroso. Toda a parte elétrica, hidráulica, áreas de serviço, banheiros, refeitório, sistema de ventilação e ar-condicionado, tudo foi reformado.

Sala de ultrassonagrafia e ecocardiograma do Hospital Eudásio Barroso.

O Eudásio Barroso, hoje, conta com uma moderna sala de ultrassonagrafia e ecocardiograma. A sala de reanimação também passou por reestruturação. Outro destaque é a reforma, ampliação e abastecimento da farmácia. Antes vazia e sem condições de uso, o espaço recebeu melhorias e armazena as caixas de medicamentos adquiridos pela administração do município.

Juliana Câmara, secretária de saúde, mostra a farmácia do Eudásio Barroso abastecida com medicamentos.

“Esse é um setor muito emblemático. Quando recebemos em 2017, tudo o que vocês podem ver agora não existia”, comenta a secretária de saúde, Juliana Câmara.

Juliana também apresentou o novo laboratório do hospital, construído com recursos próprios da prefeitura. “Esse espaço, quando a gente chegou, estava abandonado, tomado por lixo, equipamentos quebrados, não tinha nada funcionando aqui”, ela explica. “A sensação que a gente tem é de que recebemos esse hospital morto, e nós o reanimamos, cuidamos dele, fizemos um trabalho cuidadoso para deixar ele à disposição da população”, diz.

Profissional trabalha no novo laboratório do Eudásio Barroso.

Os servidores que atuam no hospital agora contam também com um refeitório novo. O setor de alimentação produz cerca de 250 refeições diárias.

No meses anteriores, a prefeitura montou no Eudásio Barroso uma ala especial para atendimentos de casos de covid. Pelo menos 10 leitos de enfermaria foram colocados à disposição no local. Com a desativação da Unidade Covid, alguns dos respiradores que foram instalados lá vão para o Eudásio Barroso, que vai abrir uma sala vermelha.

A Técnica em Enfermagem Vânia Carneiro conta que, antes, achava que o hospital iria fechar. “Estava tudo destruído, as paredes caindo, não tinha nada. Mas agora é outro hospital.”

Vânia Carneiro, técnica de enfermagem.

De acordo com Ilário Marques, até 95% da demanda hospitalar é atendida pelos equipamentos do próprio município. O gestor defende que, em vez de fechar o hospital, como querem alguns pré-candidatos, o coreto e continuar investindo em suas melhoria e ampliação. Para o gestor, o Eudásio Barroso presta serviço indispensável aos mais pobres.

ASSISTA APRESENTAÇÃO FEITA NO INTERIOR DO HOSPITAL:


Compartilha:

Veja Mais